Notícia

Umutrans inicia a instalação dos “anjinhos” para alertar motoristas

Compartilhar:
22 de mai de 2019 Umutrans
Imagem Umutrans inicia a instalação dos “anjinhos” para alertar motoristas
Umutrans inicia a instalação dos “anjinhos” para alertar motoristas

A administração municipal, por meio da Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) vem investindo de forma constante em melhorias na sinalização, modernização dos semáforos e educação no trânsito na tentativa de melhorar a triste estatística de acidentes, que desde o início de 2019 registra sete mortes provocadas por choques de veículos e quedas de motos e bicicleta. Nesta semana foi iniciada a implantação de dez unidades do equipamento educativo de fiscalização eletrônica de velocidade (conhecido como ‘anjinho’) e em breve será iniciada a fiscalização por radar estático e móvel.

Os “anjinhos” ocupam estrutura semelhante a um semáforo na região central, em vias de grande movimento – com histórico de excesso de velocidade – e também em pontos de saída da cidade. O equipamento monitora o trânsito, porém não emite notificações. “A finalidade é educar o motorista, alertando-o sobre a velocidade praticada. Queremos motivar os mais apressados a mudar de comportamento antes que provoquem acidentes”, apontou a diretora da Umutrans, Dianês Maria Pifer.

“Esse número de mortes é inaceitável. Apesar de o poder público fazer a sua parte, sinalizando as vias públicas e orientando os motoristas, através de diversas campanhas, o índice de acidentes ainda é alto e exige medidas enérgicas”, destaca o prefeito Celso Pozzobom.

Conforme a Umutrans, os “anjinhos” serão instaladas na Avenida Tiradentes (sentido viaduto), dois na Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (sentido PR-323 e sentido centro), Avenida Ivo Shizuo Sooma (sentido Sonho Meu), Av. Pedromiro José Fernandes (Parque Jabuticabeiras, sentido centro), Av. Portugal (sentido centro), Av. Ariovaldo Rodrigues de Moraes (sentido PR-323), Av. Paraná (Lago Aratimbó) e nas esquinas das ruas Ministro Oliveira Salazar com José Honório Ramos e Doutor Camargo com Av. Flórida.

O indicador de velocidade alerta o motorista com a palavra ‘perigo’ em vermelho, quando ele exceder o limite de velocidade da via, emite ‘alerta’ em amarelo quando o veículo estiver próximo do limite e ‘parabéns’ em verde para quem trafegar abaixo da velocidade estabelecida para o referido trecho. O equipamento é dotado de câmeras integradas à Secretaria de Segurança Pública do Estado para emitir alertas à Guarda Municipal e Polícia Militar quando flagrar – por meio de leitor de placas OCR – a passagem de veículos com registro de furto ou roubo.

Outra medida a ser implantada nos próximos meses é a fiscalização com radar para conter o excesso de velocidade. Dois aparelhos foram alugados pela Umutrans para fiscalização em vias de grande movimento que registram alto índice de acidentes. O equipamento já foi apresentado aos inspetores e guardas municipais e também ao representante do Observatório Social de Umuarama, Antônio Livoni.

Essas medidas, aliadas a campanhas de conscientização como o Maio Amarelo, a Escolinha de Trânsito, semáforos com fiscalização eletrônica de avanço de sinal e parada na faixa de pedestres e o apoio da imprensa nas orientações são ações da Umutrans que visam educar os motoristas e reduzir os riscos no trânsito.

 

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

Galeria de Imagens