Acesf

Acesf revogou concessões de mais de 50 sepulturas abandonados no cemitério local

Data de publicação: 17/03/2023

Foto da matéria Acesf revogou concessões de mais de 50 sepulturas abandonados no cemitério local

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf) divulgou mais um edital para a revogação das concessões de três lotes com sepulturas em situação de abandono, no cemitério municipal. Com essas, já passa de 50 o total de terrenos revertidos para o município, que poderão ser concedidos a outros interessados após a conclusão do processo e remoção dos restos mortais.

O diretor-presidente da autarquia, Édipo D’Carlos Turisco, explica que o procedimento é fundamentado no decreto municipal 340/2019, em conformidade com a lei 1466/90, que disciplina a revogação da concessão de uso das sepulturas em estado de abandono ou ruína, constatada por auto a partir de vistorias.

“A lei concede um prazo legal de 90 dias para a devida regularização a partir da publicação do edital de convocação e notificação no Diário Oficial do Município, o que não ocorre na grande maioria dos casos. Temos túmulos com mais de 30 anos de abandono”, explicou. Finalizada a parte burocrática a Acesf providencia a remoção dos restos mortais, que são devidamente armazenados em recipiente adequado e guardados no ossário coletivo do cemitério, com a devida identificação.

Os procedimentos são realizados conforme a lei e tudo é documento, inclusive por fotos. “Em caso de abandono a família perde o direito à concessão do lote onde está a sepultura, mas os restos mortais são armazenados e ficam à disposição caso haja manifestação de interesse”, acrescentou Turisco. Dos três túmulos citados no último edital, um não teve o concessionário identificado e os outros estão concedidos aos familiares de Verônica Silva Remor e Luzia Gazola da Silva.

Dentre as mais de 50 reversões concretizadas, 38 lotes já estão desocupados e à disposição de interessados para novas concessões. Para a regularização, os representantes dos concessionários devem apresentar documentos pessoais que comprovem vínculo com a pessoa sepultada, certidão de óbito e, se possível, documento de posse que comprove a concessão. O cemitério de Umuarama conta hoje com cerca de 15 mil túmulos, muitas deles com duas ou mais pessoas sepultadas, além de gavetário vertical com 480 gavetas.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: