MEIO AMBIENTE

Administração obtém licenciamento ambiental do cemitério, vencido há 8 anos

Data de publicação: 18/09/2023

Várias pessoas reunidas no gabinete do prefeito exibem o licenciamento ambiental do cemitério

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Após um longo e complexo processo, o prefeito Celso Pozzobom e o diretor-presidente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) receberam, na manhã desta sexta-feira, 15, o licenciamento ambiental para operação do laboratório de tanatopraxia e do cemitério municipal de Umuarama.

O documento foi entregue pelo chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), Luís Carlos Borges Cardoso. A licença ambiental de operação do cemitério estava vencida desde 2015, já o laboratório de tanatopraxia ainda não tinha o funcionamento regularizado de forma definitiva (utilizava uma licença prévia). As licenças têm validade de seis anos.

De acordo com o chefe do IAT, a regularização é mérito da equipe administrativa do cemitério, sob o comando do prefeito Celso Pozzobom, dos técnicos e da consultoria, que superaram todos os estágios com muita dedicação. “O problema se arrastava há anos e nossa intenção sempre foi resolver da melhor maneira possível. Agora, depois de muita luta, conseguimos cumprir todos as exigências e a licença finalmente foi concedida”, afirmou Cardoso.

O prefeito Celso Pozzobom agradeceu a toda a equipe envolvida no processo, que com muito empenho resolver um problema de vários anos. “Desde o início estamos buscando a regularização do cemitério, bem como resolver problemas que temos em outras áreas, e graças ao trabalho de todos estamos avançando fase a fase”, disse.

“Hoje foi a vez de receber o licenciamento do cemitério, mas ainda temos desafios importantes pela frente, como o aterro sanitário e outras demandas. Mas o momento é de alegria por mais um objetivo alcançado, com o licenciamento do cemitério e a primeira licença de operação do tanatório”, completou Pozzobom.

O químico do Manoel Henrique, do IAT, explicou que processo de licenciamento é bem criterioso, por isso demandou muito trabalho e cooperação técnica entre a Acest, o IAT, a Secretaria do Meio Ambiente e a empresa de consultoria contratada. “Além de regularizar o funcionamento, a licença traz uma série de orientações, exigências, medidas e protocolos que precisam ser implantados e executados ao longo da sua validade”, disse.

Cemitério existe desde a fundação de Umuarama, possui cerca de 15 mil jazigos e já recebeu mais de 50 mil sepultamentos. Tem 107.800 m² de área e está em processo de ampliação, com a incorporação de mais 9.600 m² com capacidade para 800 jazigos e 720 urnas em um gavetário vertical de seis blocos, que deverá ser construído – a exemplo do que já existe na parte antiga.

Também estiveram presentes à entrega do licenciamento o engenheiro químico do IAT, Paulo Moresca; Carlos Henrique Oliva Grudzin Braga, diretor de projetos, e Daniela Caroline Nogueira Stuve, diretora administrativa e financeira, da consultoria Ambiente-se; Walter Luiz Nishiyama Sucupira, secretário do Meio Ambiente; Fernanda Periard Mantovani, diretora do Meio Ambiente; Cleber Bonfim, secretário de Gabinete e Gestão Integrada; Alexandre Gobbo Maroto, diretor-presidente e Gilvan Luz da Silva, diretor administrativo e financeiro, da Acesf; e Myrella Raynara de Souza Mendes, responsável técnica pelo aterro sanitário e pela parte ambiental do cemitério municipal.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: