Acesf

Praça central do Cemitério Municipal de Umuarama passa por revitalização

Data de publicação: 24/11/2022

Foto da matéria Praça central do Cemitério Municipal de Umuarama passa por revitalização

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Com a supervisão da Secretaria Municipal de Obras, a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf) iniciou uma reforma completa da praça central e a construção de um novo depósito para atender as demandas da limpeza manutenção do cemitério municipal. O investimento será de pouco mais de R$ 220 mil e o objetivo é tornar o local mais agradável para a visitação da população, especialmente nas datas especiais.

O diretor-presidente da Acesf, Édipo Turisco, informa que os serviços foram iniciados na última semana, e que a previsão de conclusão é de 90 dias. “Durante estes três meses de obras não haverá nenhum prejuízo aos visitantes, que podem frequentar o cemitério normalmente. Apenas recomendamos que haja um cuidado com os operários que estão demolindo estruturas na praça do cruzeiro. O depósito está sendo construído em local devidamente isolado e sem trânsito de visitantes”, explicou.

A reforça da praça central foi determinada pelo prefeito Hermes Pimentel e será executada com recursos próprios da Acesf. O engenheiro Hélio da Silva Júnior, chefe da Divisão de Manutenção da Malha Viária da Secretaria de Obras, explicou que o depósito terá 66,7 metros quadrados e será composto por duas salas para armazenamento de materiais, um banheiro e uma área externa coberta. Ele fica no lado direto (considerando o portão do cemitério), próximo à esquina das avenidas Ariovaldo Rodrigues de Moraes com Parigot de Souza.

Já a praça central teve todo o calçamento em concreto removido. A revitalização prevê o revestimento do cruzeiro em mármore, calçadas em paver, a troca de todo o gramado por grama esmeralda e o redimensionamento da área para orações e queima de velas. “O círculo atual será demolido e o novo será mais amplo, com mureta em concreto e uma base interna rebaixada e revestida em chapa moeda, para a queima de velas”, informou o engenheiro.

Conforme o diretor, o cemitério costuma receber entre 30 mil e 40 mil visitantes no dia de finados, e milhares de pessoas também em datas especiais como dia das mães e dos pais. “Além disso, o fluxo de pessoas também é grande nos finais de semana, afinal mais de 55 mil pessoas já foram sepultadas ali desde que o cemitério foi implantado”, disse Édipo Turismo.

Além destas obras, o cemitério municipal está sendo ampliado com a incorporação de uma nova área com 8 mil m², onde serão construídos cerca de 1.100 túmulos. As obras de terraplenagem já forma realizadas e a próxima fase é a construção do muro. O projeto inclui ainda a construção de um gavetário para mais 500 sepulturas. A ampliação ocupará uma contígua, nos fundos do Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa.

“Temos hoje cerca de 15 mil túmulos e mais de 14 mil já estão ocupados. Mesmo com a construção recente dos gavetários, que criaram mais 480 sepulturas, precisamos pensar no futuro e esta obra de ampliação é muito importante”, completou o diretor-presidente da Acesf.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: