TRANSPARÊNCIA

Evento TCE-PR Conecta reúne técnicos de toda a região em Umuarama

Data de publicação: 12/03/2026

prefeito fala na abertura do seminário, na mesa das autoridades

Carregando...
Carregando...
Carregando...

O Tribunal de Contas do Paraná abriu na manhã desta quinta-feira, 12, em Umuarama, o evento ‘TCE-PR Conecta – Dados e Soluções para a Gestão Pública’, reunindo dezenas de técnicos de prefeituras, Câmaras de Vereadores e equipes da Defesa Civil de toda a região no anfiteatro do Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto.

Programado para os dias 12 e 13 de março, em Umuarama, o treinamento demonstrará na prática sistemas, programas e iniciativas do TCE-PR que facilitam o controle e a transparência, como por exemplo o Progov e o Programa de Avaliação das Contas do Poder Legislativo Municipal (Prolegis), direcionado às câmaras municipais.

Servidores do Senado apresentarão ferramentas do Programa Interlegis, desenvolvidas pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que automatiza a tramitação de projetos de lei, votações e elaboração de normas; e o Portal Modelo, plataforma para a criação de sites institucionais padronizados, já utilizada por mais de 1.500 câmaras municipais em todo o país.

Já a Defesa Civil do Paraná apresentará modelos de planos de contingência para prevenção e enfrentamento de desastres climáticos – política pública incluída na análise do Progov a partir de 2025. Também serão abordados temas como vedações legais em ano eleitoral, alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e aspectos relacionados à implantação da Reforma Tributária.

A abertura foi conduzida pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, com a presença do prefeito Fernando Scanavaca – que sugeriu ao tribunal a criação de um registro público de preços, para auxiliar os municípios na elaboração de licitações –, do presidente do Legislativo local, vereador Luiz Antonio Caviquioli, lideranças do tribunal e do Senado e o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Ivan Ricardo Fernandes.

Ao longo do seminário, equipes do tribunal e do Senado prestarão atendimento aos participantes em uma sala exclusiva. O Conecta TCE-PR tem o apoio da Prefeitura de Umuarama, além do Senado Federal, do ILB e da Defesa Civil do Paraná. A capacitação acontecerá das 8h30 às 17h nesta quinta e das 8h30 às 12h, na sexta-feira, 13, no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto.

SERVIÇO

Capacitação: TCE-PR Conecta - Dados e Soluções para a Gestão Pública

Local: Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto (Rua França, 3.449 - Parque Bonfim)

Datas: 12 e 13 de março (quinta e sexta-feira)

Horários: Dia 12, das 8h30 às 17h; Dia 13, das 8h30 às 12h

Mais informações: egp@tce.pr.gov.br

Telefones: (41) 3350-1744 ou 3350-1683

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: