REFERÊNCIA

Nova sede da Polícia Penal centraliza complexo social e o posto avançado de monitoração

Data de publicação: 11/12/2024

fachada da nova sede da polícia penal de umuarama

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Modernização das estruturas representa importante investimento na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade

Umuarama figura agora entre as cidades do Estado com uma das mais bem estruturadas sedes da 6ª Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PP-PR). O novo prédio vai centralizar a R6, o Complexo Social e o Posto Avançado de Monitoração Eletrônica (PAM), três pilares importantes que representam um avanço para a segurança pública da região. O prefeito Celso Pozzobom participou da inauguração, realizada na última segunda-feira (9).

Segundo a coordenadora do Complexo Social de Umuarama, Gisely Medina, o início das atividades na nova sede da R6 simboliza o compromisso da Polícia Penal com a modernização das suas estruturas e com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade, especialmente a respeito do cumprimento das penas de pessoas custodiadas. “Uma equipe de profissionais especializados fará o atendimento a pessoas monitoradas, aos egressos do sistema prisional e àqueles que estão no semiaberto e regime aberto, cumprindo penas alternativas”, informa.

Ela indica que nas funções técnicas estarão profissionais e extensionistas das áreas do Direito, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. “A criação do Complexo Social e do PAM, que complementam a nova sede, também têm como objetivo aprimorar a reabilitação e a reintegração dos apenados, com foco na implementação de alternativas penais e na utilização de tecnologias para monitoramento eletrônico”, incluindo e garantindo o acesso destas pessoas nas políticas públicas municipais, estadual e federal”, detalha.

A diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre, enalteceu os esforços e a dedicação de toda a equipe da R6, destacando os resultados positivos alcançados. “Esta inauguração é resultado do trabalho e dedicação de muitas pessoas. É um espaço muito importante, um marco para a segurança pública e para comunidade. Sabemos da relevância desses equipamentos e do trabalho desenvolvido nesta regional”, disse.

Ananda acrescenta que essa nova sede vai cumprir sua missão de proteger e servir, não se limitando a combater o crime, mas oferecendo atendimento humanizado e oportunidades às pessoas que serão atendidas. “A R6, em Umuarama, é uma das nove regionais administrativas da Polícia Penal do Paraná e agora conta com uma estrutura ainda mais robusta para atender à demanda crescente e melhorar a qualidade da gestão penitenciária na região”, analisou.

O descerramento da placa inaugural contou ainda com a presença de Rodrigo Favaro, coordenador dos Complexos Sociais da PPPR; do Diretor da Regional – R6, Arnobe Lemes dos Reis; do Coordenador Nacional das Alternativas Penais, Cléober Pires Silveira; Diretor de Tratamento Penal da PPPR, Diego Pietrowski; do defensor público Pedro Bruzzi Ribeiro Cardoso e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Arlindo Vieira dos Santos, além do secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

Para ilustrar houve a apresentação da banda formada por pessoas privadas de liberdade, custodiadas na Penitenciária Estadual de Campo Mourão.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: