INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Prefeito recebe visita de grupo chinês interessado em investir na região de Umuarama
Data de publicação: 10/12/2024
O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, receberam nesta terça-feira, 10, a visita de uma comitiva comercial da China liderada pelo engenheiro Yinbin Tang, vice-presidente de uma companhia do ramo de geração e transmissão de energia, acompanhado pelo diretor Haowei He e pelos assessores Fábia Kawakita e Edson Kawakita. O procurador-geral do município, Luiz Genésio Picoloto. Por meio de uma intérprete, o executivo chinês destacou qualidades socioeconômicas do país, as boas relações comerciais e diplomáticas com a China e o potencial de investimentos do Paraná, especialmente na região de Umuarama. Destacou o sucesso de empreendimentos do seu país, como a gigante State Grid – uma das maiores empresas que atuam na transmissão de energia em operação no Brasil – e da possibilidade de investimentos em tecnologia e no ramo energético. O secretário Junior Ceranto falou sobre o Techno Park, o Parque Tecnológico de Umuarama, em processo de instalação e com perspectivas de funcionamento em breve – que vai focar em inovação, com viés pedagógico e apoio a empreendedores, e também sobre a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), a ser implantada pela iniciativa privada e em fase de aprovação junto ao governo federal, com área prevista de 200 hectares na rodovia PR-482, saída para Maria Helena. Além destas iniciativas, o prefeito Celso Pozzobom acrescentou que Umuarama tem ótimas perspectivas de atrair indústrias de médio e grande porte que podem representar mercado para os serviços prestados pela companhia chinesa. “Temos indústrias instaladas que podem ter interesse em um sistema mais eficiente de geração e transmissão de energia, bem como a ZPE e a possibilidade de novos empreendimentos no ramo de açúcar, mandioca e carne bovina. Constantemente somos sondados e visitados por empresários interessados no potencial da cidade”, explicou o prefeito. Pozzobom agradeceu o interesse dos chineses por Umuarama, divulgou as potencialidades da cidade, os incentivos que o município pode oferecer e colocou a estrutura da Prefeitura à disposição para auxiliar no que for possível, inclusive em informações socioeconômicas.Após a reunião no gabinete do prefeito, que foi presenteado com uma pintura em tecido horizontal retratando uma paisagem chinesa com vários metros de extensão, a comitiva de chineses e assessores foi conhecer a planta industrial da Levo Alimentos – uma das maiores empresas da cidade, que exporta carne de frango para a Europa e vários países árabes e asiáticos.
O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, receberam nesta terça-feira, 10, a visita de uma comitiva comercial da China liderada pelo engenheiro Yinbin Tang, vice-presidente de uma companhia do ramo de geração e transmissão de energia, acompanhado pelo diretor Haowei He e pelos assessores Fábia Kawakita e Edson Kawakita. O procurador-geral do município, Luiz Genésio Picoloto.
Por meio de uma intérprete, o executivo chinês destacou qualidades socioeconômicas do país, as boas relações comerciais e diplomáticas com a China e o potencial de investimentos do Paraná, especialmente na região de Umuarama. Destacou o sucesso de empreendimentos do seu país, como a gigante State Grid – uma das maiores empresas que atuam na transmissão de energia em operação no Brasil – e da possibilidade de investimentos em tecnologia e no ramo energético.
O secretário Junior Ceranto falou sobre o Techno Park, o Parque Tecnológico de Umuarama, em processo de instalação e com perspectivas de funcionamento em breve – que vai focar em inovação, com viés pedagógico e apoio a empreendedores, e também sobre a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), a ser implantada pela iniciativa privada e em fase de aprovação junto ao governo federal, com área prevista de 200 hectares na rodovia PR-482, saída para Maria Helena.
Além destas iniciativas, o prefeito Celso Pozzobom acrescentou que Umuarama tem ótimas perspectivas de atrair indústrias de médio e grande porte que podem representar mercado para os serviços prestados pela companhia chinesa.
“Temos indústrias instaladas que podem ter interesse em um sistema mais eficiente de geração e transmissão de energia, bem como a ZPE e a possibilidade de novos empreendimentos no ramo de açúcar, mandioca e carne bovina. Constantemente somos sondados e visitados por empresários interessados no potencial da cidade”, explicou o prefeito.
Pozzobom agradeceu o interesse dos chineses por Umuarama, divulgou as potencialidades da cidade, os incentivos que o município pode oferecer e colocou a estrutura da Prefeitura à disposição para auxiliar no que for possível, inclusive em informações socioeconômicas.
Após a reunião no gabinete do prefeito, que foi presenteado com uma pintura em tecido horizontal retratando uma paisagem chinesa com vários metros de extensão, a comitiva de chineses e assessores foi conhecer a planta industrial da Levo Alimentos – uma das maiores empresas da cidade, que exporta carne de frango para a Europa e vários países árabes e asiáticos.
Ver fotos no Flickr