Administração

Secretarias municipais terão participação ativa na Expo Umuarama 2023

Data de publicação: 08/03/2023

Foto da matéria Secretarias municipais terão participação ativa na Expo Umuarama 2023

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Prefeitura é uma das grandes parceiras da Sociedade Rural de Umuarama (SRU) na realização da 48ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial – Expo Umuarama 2023, que chega à sua 21ª edição internacional. Um dos eventos mais importantes do calendário municipal, a feira tem expectativa de atrair 290 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 100 milhões nos setores do comércio, indústria e serviços. Serão cerca de 400 expositores.

Para acomodar toda esta estrutura e garantir conforto aos visitantes a Prefeitura realizou, com a autorização do prefeito Hermes Pimentel, uma série de serviços no Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega, envolvendo o trabalho de diversas secretarias municipais.

A equipe de serviços públicos realizou roçadas de grama, pintura de meio-fio, capina em geral, terá varrição durante todos os dias da feira, coleta de lixo orgânico e reciclável e forneceu pá carregadeira, caminhão de limpeza, caminhão de água, bob cat e veículo para retirada e recolocação da palha de arroz nas baias de animais.

Além da realização da 1ª Mostra da Indústria de Umuarama, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio terá uma equipe no local, com serviços da Agência do Trabalhador, da Casa do Empreendedor e do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), prestando orientações e informações aos visitantes.

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade sinalizou um ponto de táxi provisório na frente do parque, definiu o funcionamento do transporte coletivo público e destacou agentes de trânsito para auxiliar na organização do fluxo e estacionamento de veículos na parte externa do parque, nos finais de semana. A Guarda Municipal estará ativa todas as noites no evento, auxiliando no patrulhamento interno e externo para garantir a segurança dos visitantes.

Os alunos da rede municipal visitarão o parque durante a Expo Umuarama, especialmente a Fazendinha da Secretaria de Agricultura, e também ao espaço de inovação e tecnologia do Sesi. Haverá oficinas de robótica, educação financeira, investimentos, construção de games e aula show com óculos 3D, além da distribuição de ingressos para os brinquedos.

A Secretaria de Agricultura trabalhará em várias frentes com a Fazendinha, apresentando experimentos e novidades para o setor agropecuário; a Feira de Sabores, que vai expor e comercializar produtos da agroindústria de Umuarama; e também o julgamento de gado leiteiro e premiação dos produtores envolvidos no Programa Mais Leite, desenvolvido pela Prefeitura.

As equipes da Secretaria de Obras realizaram reperfilamento asfáltico da marginal da rodovia PR-323, na entrada do parque; manutenção do pavimento interno como tapa-buraco, limpeza de galerias e bocas de lobo dentro e no entorno do parque; pinturas e um trecho de asfalto novo dentro da Fazendinha.

Na área de meio ambiente o município realizou poda e corte de árvores, disponibilizou 25 mudas de trepadeiras da espécie alamandra que ficarão na Fazendinha; disponibilizou bases de madeira (‘bolachas’) para o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Paranaense (Unipar) e Adapar; montagem de 20 cachepot de mudas floríferas para paisagismo na Fazendinha e no estande do município; mão de obra para apoio em plantio, preparação de solo e preparo dos cochos dos animais com maravalha.

A Secretaria de Comunicação Social implantou o estande da Prefeitura, a sala de imprensa e presta apoio às demais secretarias na produção de materiais e divulgação do evento, enquanto a Secretaria de Esporte e Lazer forneceu palcos praticáveis.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: