Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Além da conscientização ambiental, E-Lixo recolherá resíduos eletrônicos

Compartilhar:
6 de out de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Além da conscientização ambiental, E-Lixo recolherá resíduos eletrônicos
Além da conscientização ambiental, E-Lixo recolherá resíduos eletrônicos

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vai ser parceira das entidades envolvidas no evento ambiental E-Lixo, que será no próximo dia 15, em Umuarama. A participação ficou definida em reunião na última terça-feira, 5, com os demais organizadores – o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap) do Paraná, Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Alfa (UniAlfa), o clube de serviço Rotaract e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

O diretor de Meio Ambiente e Aterro Sanitário do município, Rubens Sampaio, lembra que o E-Lixo tem foco no descarte adequado do lixo eletrônico (aparelhos eletroeletrônicos, peças e acessórios de informática). “Além do recolhimento dos resíduos, que poderá ser feito pela população no dia do evento, ele também é importante para a conscientização sobre o descarte correto desse material, que é muito prejudicial se jogado direto no meio ambiente”, disse.

Em Umuarama, continuou o diretor, existe a coleta seletiva feita semanalmente em toda a cidade e nos distritos. “Uma vez por semana a população pode descartar os eletroeletrônicos, que serão recolhidos e tratados de forma adequada e geram renda aos associados da Cooperativa dos Trabalhadores em Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama, a Cooperuma, que funciona no aterro sanitário municipal”, informou Sampaio.

O E-Lixo acontecerá das 8h às 16h do próximo dia 15, no espaço da Feira do Produtor de quarta-feira (atrás do Estádio Lúcio Pipino, na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca), em comemoração ao Dia do Consumo Consciente. Também haverá coleta de pilhas e baterias inutilizadas no local.

“Normalmente o evento acontece em junho, mas tivemos mudanças devido à situação atípica na saúde – na época a pandemia de covid-19 estava praticamente no auge. Após dois anos sem ser realizada, a ação está de volta”, acrescentou a chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, completando que serão seguidas as recomendações preventivas de saúde com o apoio do setor de Vigilância Sanitária do município.

As fotos sugeridas são do arquivo da PMU.

Visualizar imagens Flickr

Vídeos relacionados

Veja mais