Agricultura e Meio Ambiente

Alunos da rede municipal recebem cartilha sobre cuidados com animais de estimação

Data de publicação: 17/03/2022

Foto da matéria Alunos da rede municipal recebem cartilha sobre cuidados com animais de estimação

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Alunos da rede municipal de ensino de Umuarama vão receber uma cartilha especial, que conta a história de Mila e sua luta para que as pessoas não abandonem seus bichinhos de estimação. O material foi produzido por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT) com a Secretaria Municipal de Agricultura e será entregue a todos os 3.500 alunos das 22 escolas municipais.

A iniciativa de distribuição da cartilha é da chefe da Divisão de Produção Animal da Secretaria Municipal de Agricultura, a médica veterinária Sharon Karla Lüders Meza. Ela conta que investir na educação de crianças e adolescentes a respeito dos cuidados com os animais de estimação é fundamental para garantir a proteção dos animais. “Cada vez mais os pets, como são conhecidos os animais de companhia ou de estimação, estão ganhando espaço nas famílias brasileiras. Cuidar para que eles tenham uma vida digna é obrigação de todos os que assumem a responsabilidade de adotar um animalzinho”, pontua.

A cartilha “Mila e os Animas de Companhia” é uma criação de Suellen Antunes, Daniela Tozetto e Girlene Pazini Joacob, todas elas profissionais que atuam na Sedest. “A ideia é falar para as crianças, de forma clara e objetiva, sobre a responsabilidade de se ter um animal sob sua tutela. É um trabalho de sensibilização e conscientização de hábitos das pessoas, melhorando as condições de vida desses animais”, detalha Sharon.

O material traz ainda um calendário de vacinação para cães e gatos, dicas de como escolher um pet e até informações sobre a importância de se denunciar maus tratos aos animais. “Estimativas do IBGE mostram que há mais cães do que crianças em lares brasileiros, sendo até considerados membros da família, porém há muitos deles que padecem e sofrem com maus tratos. A leitura da cartilha Mila e os Animais de Companhia vai indicar caminhos para que todos tenham um olhar diferenciado sobre os pets”, observa a médica veterinária.

 

 

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: