Após dois anos de pausa, Prefeitura anuncia Caminhada Ecológica para 2022

9 de mar de 2022 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Após dois anos de pausa, Prefeitura anuncia Caminhada Ecológica para 2022
Após dois anos de pausa, Prefeitura anuncia Caminhada Ecológica para 2022

Um dos mais tradicionais eventos de conscientização sobre preservação do meio ambiente, a Caminhada Ecológica não é realizada em Umuarama há dois anos, devido à pandemia de coronavírus. Porém, nesta quarta-feira (9), após reunião entre representantes da Prefeitura, da Sanepar e de entidades parceiras, ficou decidido que este ano ela volta para o calendário de festividades do município.

A data oficial será anunciada no próximo mês, conforme informou Fernanda Periard Mantovani, chefe da divisão de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “A Caminhada Ecológica é um evento muito especial, que reúne ao menos 2 mil pessoas a cada edição. Há dois anos a situação da pandemia não permitia sequer que pensássemos em realizar um encontro assim, mas agora, com o processo de vacinação feito de forma tão competente pela Secretaria de Saúde, os números atuais indicam que, respeitando uma série de protocolos e cuidados, poderemos realizar nosso evento com total segurança”, pontuou.

Na reunião da comissão organizadora, realizada na sede do Sindicato dos Bancários – parceiro da Secretaria desde a primeira edição –, havia representantes das secretarias de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer (Smel), da Sanepar, do Tiro de Guerra, do Sesc e de algumas empresas patrocinadoras. “A perspectiva é de que neste ano teremos um recorde de público. Esses dois anos de ‘reclusão’ contribuíram para que a população tenha ainda mais vontade de fazer atividades ao ar livre e a oportunidade de contemplar parte da riqueza e da beleza que é a Área de Proteção Ambiental do Rio Piava”, comenta Fernanda.

O percurso neste ano será de 7.700 metros, um pouco maior que as versões anteriores, partindo do Lago Aratimbó com destino à estação de captação de águas da Sanepar, na estrada Jaborandi. “Vamos anunciar todos os detalhes e novidades aos patrocinadores dentro de mais ou menos trinta dias. A data oficial do evento não está acertada, mas será em junho, mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e também o aniversário de Umuarama”, observa.

Ela conta ainda que os participantes concorrerão a bicicletas e outros prêmios que serão arrecadados com os patrocinadores. “As primeiras mil pessoas que fizerem inscrição poderão ganhar a camiseta especial do evento. Teremos equipes distribuindo água gelada e frutas. A proposta e o objetivo da Caminhada Ecológica é combater o sedentarismo e apresentar o ambiente da nossa APA à população”, resume Fernanda, acrescentando que todos os materiais gráficos que não foram utilizados nas últimas edições serão adaptados e reaproveitados.

Vídeos relacionados