Dia da Árvore terá plantio de espécies nativas em três praças da cidade

17 de set de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Dia da Árvore terá plantio de espécies nativas em três praças da cidade
Dia da Árvore terá plantio de espécies nativas em três praças da cidade

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente fará o plantio de cerca de 80 mudas na próxima terça-feira (21), em algumas praças da cidade, em parceria com a iniciativa privada. A ação substituirá o tradicional ‘abraço ambiental’ realizado no Bosque Uirapuru, inviabilizado em decorrência da pandemia de coronavírus, como também ocorreu em 2020. Nos últimos meses foram distribuídas e plantadas cerca de 1.900 mudas.

Na parte da manhã, às 9h, serão plantadas 20 mudas de ipê na Praça Oscar Thompson, em conjunto com o Hospital Cemil, e às 10h mais 20 mudas de quaresmeiras, brincos de índio e patas de vaca serão cultivadas na Praça Tupi Guarani (largo entre as avenidas Manaus e Ângelo Moreira da Fonseca, na Zona Seis), em parceria com a Construtora Quadra 1.

Mais tarde, por volta das 14h, a equipe da Diretoria do Meio Ambiente fará o plantio de aproximadamente 40 mudas de espécies variadas na Praça Castro Alves (Avenida da Estação, proximidades da 7ª Subdivisão Policial). A chefe de Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, informa que nos últimos meses foram distribuídas cerca de 180 mudas pelo Projeto Mais Sombra para plantio na frente de residências.

A diretora de Meio Ambiente do município, Rafaela Moreira, informou que também foram plantadas cerca de 300 mudas de ipê nos últimos meses e lembrou que o município tem apoiado iniciativas de parceiros e instituições para a reposição ou ampliação da cobertura florestal em Umuarama.

No último dia 11, por exemplo, a diretoria autorizou o plantio de mudas de ipê pelo Rotary Club no Bosque Uirapuru, e há poucas semanas foram plantadas cerca de 20 mudas nativas em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) na Praça das Gurucaias, na frente do Bosque Uirapuru. “A praça foi revitalizada pelo município e recebeu mudas da árvore que lhe dá nome, a gurucaia, uma espécie nativa da região que atinge até 30 m de altura”, acrescentou.

No final de agosto, por outro lado, a equipe do escritório regional do IAT e a Diretoria de Meio Ambiente distribuíram mais de 1.400 mudas nativas e frutíferas na frente do Paço Municipal, em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado. A ação foi fez parte da Campanha Floresce Paraná, com apoio da Prefeitura.

Vídeos relacionados