Agricultura e Meio Ambiente

Nova soltura de peixes completa ação de repovoamento dos lagos municipais

Data de publicação: 09/03/2022

Foto da matéria Nova soltura de peixes completa ação de repovoamento dos lagos municipais

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente concluiu nesta quarta-feira, 9, a soltura de peixes para repovoamento do Lago Aratimbó com espécies nativas. Pela manhã, a equipe da secretaria e autoridades locais soltaram mais 20 mil peixes juvenis das variedades lambari, curimba e piau. A ação é parte do projeto de revitalização lançado pelo prefeito Hermes Pimentel, que não participou por estar em viagem à capital do Estado e foi representado pelo secretário de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos.

Na primeira etapa foram soltos 25 mil espécimes em idade juvenil nos lagos Aratimbó e Tucuruvi, no Parque Dom Pedro. O secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio, disse que agora é necessário o apoio da comunidade para que os peixes possam se desenvolver.

“É muito importante suspender a pesca em ambos os lagos para manter o equilíbrio ambiental e evitar jogar lixo e outros resíduos nas galerias pluviais que desembocam no lago. A poluição é uma ameaça para as espécies que convivem harmoniosamente neste ecossistema”, solicitou. A Prefeitura intensificou a fiscalização e conscientização dos frequentadores para parem de pescar e ajudem a preservar este ambiente.

Acompanharam a soltura dos peixes a chefe da divisão Rafaela Moreira, o vereador Pé Duro, o comandante da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, o 2º tenente Schnaider da Polícia Ambiental e a equipe da Secretaria do Meio Ambiente. Na primeira etapa, o prefeito Pimentel disse que a administração municipal vai tratar melhor os cartões-postais de Umuarama.

“O lago vivia uma situação de abandono, assoreado e sem cuidados. Fizemos uma limpeza que recuperou toda a lâmina d’água, reforçamos os taludes para o plantio de grama e vamos revitalizar e ampliar os jardins com o plantio de milhares de mudas de flores”, anunciou. Além disso será instalado um guarda-corpo e executados reparos as calçadas e na passarela, para dar uma nova ‘cara’ ao lago Aratimbó. Também haverá melhorias no Tucuruvi.

O secretário Rubens Sampaio acrescentou que a Prefeitura estuda medidas para evitar o assoreamento e monitorar a qualidade da água através de análises laboratoriais. As primeiras análises demonstraram que o Lago Aratimbó encontra-se em estado favorável para manutenção e reprodução dos novos peixes. “Este é um dos pontos mais visitados da cidade e logo será um dos mais bonitos, com sombra, flores, pistas bem cuidadas e uma bela vista”, completou.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: