Plantio de 80 mudas de espécies variadas marca o Dia da Árvore em Umuarama

21 de set de 2021 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Plantio de 80 mudas de espécies variadas marca o Dia da Árvore em Umuarama
Plantio de 80 mudas de espécies variadas marca o Dia da Árvore em Umuarama

Cerca de 80 mudas de árvores – entre nativas, frutíferas e ornamentais – foram plantadas com a supervisão da Diretoria de Meio Ambiente do município nesta terça-feira (21), em três praças da cidade, em comemoração ao Dia da Árvore. O plantio teve parceria com a iniciativa privada e substituiu o tradicional ‘abraço ambiental’, realizado costumeiramente no Bosque Uirapuru, ao lado de entidades e clubes de serviço.

A mudança ocorreu devido à pandemia de coronavírus, quando devem ser evitadas as aglomerações. O primeiro plantio foi na Praça Oscar Thompson, com a presença do diretor do Hospital Cemil – que forneceu 20 mudas de ipês de cores cariadas –, João Jorge Hellu, médicos, enfermeiros e pacientes de covid-19 que se recuperaram da doença, a equipe do Meio Ambiente da Prefeitura e a diretora Rafaela Moreira, e o chefe regional do Instituto Água e Terra (IAT), Felipe Furquim de Oliveira.

Em seguida, mais 20 mudas de quaresmeiras, brincos de índio e patas de vaca foram plantados na Praça Tupi Guarani (largo entre as avenidas Manaus e Ângelo Moreira da Fonseca, em parceria com a equipe da Construtora Quadra 1. Na parte da tarde, a equipe do Meio Ambiente fechou a programação do Dia da Árvore com o plantio de 40 mudas na Praça Castro Alves (Avenida da Estação, próximo à 7ª Subdivisão Policial), com o apoio do IAT e da Sanepar, tendo como representante o funcionário Ricardo Mendes da Cruz.

A diretora do Meio Ambiente, Rafaela Moreira, agradeceu o envolvimento da sociedade nas ações ambientais e disse que ampliar a arborização é fundamental para a qualidade de vida da população. “A quantidade de árvores tem impacto direto na temperatura ambiente e na qualidade do ar, além de embelezar a cidade. Tudo fica mais alegre onde temos mais plantas e o Dia da Árvore nos leva também a refletir sobre a ecologia”, disse.

O médico João Jorge afirmou que além da data especial, o hospital também comemorou com o plantio das mudas o grande número de vidas salvas durante a pandemia de coronavírus. “Árvore é vida, é o futuro do nosso planeta. Essa praça estava sem vida, com poucas árvores, e simbolizando as mais de 1 mil vidas salvas da covid nos juntamos à Prefeitura para esta ação”, afirmou.

O chefe do IAT, Felipe Furquim, em nome do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembrou que em um ano o Paraná plantou mais de 2,5 milhões de mudas de árvores, contribuindo para a recuperação e ampliação da cobertura verde no Estado. Em Umuarama, nos últimos meses, foram plantadas cerca de 1.900 mudas das mais variadas espécies.

Vídeos relacionados