ATIVIDADE ESPECIAL

Alunos do Centro da Juventude se encantam com o basquete em cadeiras de rodas

Data de publicação: 10/06/2024

atletas do basquete em cadeiras de rodas

Carregando...
Carregando...
Carregando...

O Centro da Juventude de Umuarama (Ceju), que mantém oficinas de cursos e treinamentos regulares com atividades esportivas, recreativas e de lazer envolvendo adolescentes e jovens de várias regiões da cidade, de segunda a quinta-feira, realiza atividades diferenciadas às sextas e na última semana os frequentadores tiveram uma presença mais que especial: o time de basquete em cadeiras de rodas Adefiu/Tigres de Umuarama.

“Toda sexta-feira realizamos uma atividade diferente para os nossos alunos e agora foi a vez dos atletas do basquete em cadeiras de rodas que são destaque em todo o país”, disse o coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira, o Jefinho.

O time veio para um contato com as turmas tanto do período da manhã quanto da tarde. “A comissão técnica deu uma palestra sobre a modalidade esportiva, que chamou bastante atenção dos adolescentes, mas os depoimentos pessoais ficarão gravados na memória”, acrescentou.

Os atletas falaram sobre a prática do esporte em suas vidas, que foram transformadas a partir do momento em que decidiram seguir este caminho. Falaram sobre as barreiras, dificuldades e desafios que enfrentam e superaram no dia a dia, da rotina de treinos e da adrenalina das competições.

Alguns jogadores têm deficiência física desde que nasceram, outros ficaram paraplégicos no percurso da vida, em razão de acidentes ou outros infortúnios. “Um deles inclusive contou que perdeu os movimentos das pernas durante uma briga, o que ficou de alerta para os nossos jovens”, apontou o coordenador.

A atividade teve também a presença da secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, e do advogado e secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Helias Carboni, que estava em Umuarama, acompanhado de assessores.

O bate-papo foi bem longo com os jovens e adolescentes do Ceju. Os atletas responderam perguntas, esclareceram dúvidas e pararam momentos de convivência inesquecíveis. Eles também falaram sobre a importância de praticar esportes, de respeitar os pais e de ser um bom cidadão.

Por fim foram para a quadra e realizaram um jogo-treino de demonstração com a equipe da Adfima, de Alagoas, que estava em Umuarama na última semana, onde mostraram toda a habilidade e a garra que faz dos Tigres uma referência nacional neste esporte.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: