Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Conselho dos Direitos da Mulher empossa conselheiros e elege nova presidente

Compartilhar:
7 de fev de 2023 Assistência Social
Imagem Conselho dos Direitos da Mulher empossa conselheiros e elege nova presidente
Conselho dos Direitos da Mulher empossa conselheiros e elege nova presidente

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) empossou, em reunião ordinária na manhã desta terça-feira, 7, os conselheiros para o biênio 2023-2025 e elegeu a nova diretoria, que será presidida no período pela advogada Silmara Ruiz. A vice-presidente eleita foi a representante da Assistência Social, Juliana Manduca Catarin, e como secretária a conselheira Jonia Piveta de Lima, da Apafibro.

O CMDM é um órgão deliberativo, consultivo, fiscalizador e articulador, que propõe diretrizes e ações governamentais para promover os diretos da mulher e assegurar sua participação no desenvolvimento social, econômico, político e cultural da sociedade, entre outras garantias. De composição paritária, o órgão é composto por 20 membros titulares e igual número de suplentes, sendo dez representantes do poder público municipal e dez da sociedade civil.

A reunião foi aberta pela vice-presidente da gestão anterior, advogada Franciellen Bertoncello de Carvalho. Ela recomendou às novas conselheiras que estudem a Lei Municipal 4.429/2020, que institui o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, para saber em detalhes quais são as atribuições, objetivos, competências e estrutura do CMDM, bem como a importância da conferência. Disse encerrar sua participação seguindo o regimento, após duas gestões, e após agradecimentos desejou sucesso à nova equipe.

A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, elogiou a renovação e disse que os novos membros devem trazer novas ideias e ações. “Esperamos atrair muitas conquistas para as mulheres, e que esta seja uma gestão maravilhosa. Colocamos Assistência Social e a administração municipal à disposição para colaborar com o trabalho de vocês e da nova diretoria”, resumiu, em nome do prefeito Hermes Pimentel.

Já a nova presidente Silmara Ruiz agradeceu o apoio obtido para sua eleição e disse contar com o trabalho e a colaboração de todas as conselheiras e colegas de longa caminhada. “Unidas vamos chegar bem longe. É um orgulho assumir esta nova missão e quero trabalhar junto com todas vocês”, disse. A reunião terminou com a aprovação das atas da reunião anterior e da eleição e a composição das comissões temáticas que integram o conselho da mulher.

Por ser um órgão permanente e deliberativo, o CMDM se reúne ininterruptamente uma vez a cada bimestre, em sessões plenárias, decidindo após discussão e por maioria simples de votos as matérias que pertinentes. “O conselho é um espaço para o exercício da participação direta e do controle democrático das políticas destinadas ao atendimento da mulher, para propor políticas públicas que garantam o pleno exercício da cidadania”, finalizou a secretária Adnetra.

Visualizar imagens Flickr