LIBERDADE NO AR

Prefeitura apoia iniciativa do Ministério Público do Trabalho em campanha contra o tráfico de pessoas

Data de publicação: 27/11/2024

PROJETO LIBERDADE NO AR

Série de vídeos e materiais informativos serão disponibilizados para que população contribua com o movimento pela vida

O ‘Projeto Liberdade no Ar’ faz parte de uma luta constante encabeçada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) desde 2020 – e a cada ano mais parceiros chegam para reforçar o movimento que atua na prevenção ao tráfico de pessoas. Entre os vários objetivos da campanha está a promoção e a divulgação de informações para que mais pessoas fiquem de olho e denunciem quaisquer atitudes suspeitas.

Em Umuarama, o projeto tem o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e de Comunicação, que se une ao MPT do Paraná (MPT-PR) e outros parceiros de peso, entidades importantes como a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans). Todos os representantes atuam nesse viés de criar e fortalecer uma espécie de barreira para não permitir que pessoas – principalmente mulheres e crianças – sejam enganadas e levadas para fora do Brasil para serem escravas”, observa o prefeito Celso Pozzobom.

A secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paolla de Oliveira Demozzi, comenta que o ‘Liberdade no Ar’ orienta-se pelo Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas. “Esse documento é um instrumento legal internacional que trata do tráfico de pessoas, mas também existem elementos importantes no Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A disponibilização de materiais educativos sobre o tema estimulam a realização de campanhas de conscientização e sensibilização nas esferas federal, estadual e municipal”, detalha.

MATERIAIS DISPONÍVEIS

O secretário municipal de Comunicação, Vânio Cesar Pressinatte, destaca que o MPT-PR disponibilizou uma série de vídeos informativos que podem – e devem – ser compartilhados com o maior número de pessoas possível, tanto em redes sociais institucionais, empresariais e particulares. “Não há um número exato a respeito de pessoas que podem estar neste momento sofrendo violências físicas e sexuais, às vezes até perto de nós. Este é um grande problema e deve ser encarado com a devida seriedade. E a administração municipal está junto do MPT-PR e seus parceiros à disposição para o enfrentamento desse horror”, pontua, indicando que os vídeos e outros materiais podem ser acessados no site da Prefeitura, clicando no banner do Projeto Liberdade no Ar.

VÍDEOS PARA DOWNLOADS E COMPARTILHAMENTOS

  • PROJETO LIBERDADE NO AR - MPT - VÍDEO 01 - CLIQUE AQUI.
  • PROJETO LIBERDADE NO AR - MPT - VÍDEO 02 - CLIQUE AQUI.
  • PROJETO LIBERDADE NO AR - MPT - COSTUREIRA - CLIQUE AQUI.
  • PROJETO LIBERDADE NO AR - MPT - COZINHEIRA - CLIQUE AQUI.

Compartilhar: