SAÚDE
Agentes de combate à dengue fazem ‘pente fino’ com drone no parque de exposições
Data de publicação: 12/03/2025

Para garantir mais segurança aos visitantes, o serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana um trabalho de prevenção contra a dengue no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, onde acontece nos próximos dias mais uma edição da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Regiani Silva, lembra que o cuidado nas dependências do parque é extremamente importante devido à concentração de pessoas durante os dias da Expo Umuarama. “Muita gente da região vem visitar a feira e, embora a situação esteja sob aparente controle na Capital da Amizade, temos cidades próximas com alto índice de casos e algumas em situações de epidemia de dengue. Por isso, estamos fazendo um ‘pente fino’ agora e vamos manter esse cuidado durante toda a exposição”, afirmou. Na última segunda-feira, 10, os agentes de combate a endemias iniciaram a aplicação de inseticida com bombas costais, visando eliminar o mosquito adulto (alado), e intensificaram as vistorias para encontrar e eliminar possíveis focos larvários. Além disso, a equipe tem realizado vistoria aérea com drone, para localizar possíveis acúmulos de água na cobertura das instalações. Nesta quinta-feira, 13, será iniciado o trabalho de obturação de ocos e frestas de árvores com o plantio de mudas de orquídeas. “Faremos vistorias nas árvores e onde tiver oco juntando água da chuva, que formam um depósito natural para o mosquito depositar seus ovos, usaremos as orquídeas para eliminar esse possível criadouro”, explicou Regiani.De acordo com a coordenadora, por determinação da secretária municipal da Saúde, Lisbeth Scanavaca, o trabalho de monitoramento e vistorias dos agentes da dengue se estenderá por esta semana e continuará nos próximos dias, durante toda a realização da Expo Umuarama.
Para garantir mais segurança aos visitantes, o serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana um trabalho de prevenção contra a dengue no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, onde acontece nos próximos dias mais uma edição da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama.
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Regiani Silva, lembra que o cuidado nas dependências do parque é extremamente importante devido à concentração de pessoas durante os dias da Expo Umuarama.
“Muita gente da região vem visitar a feira e, embora a situação esteja sob aparente controle na Capital da Amizade, temos cidades próximas com alto índice de casos e algumas em situações de epidemia de dengue. Por isso, estamos fazendo um ‘pente fino’ agora e vamos manter esse cuidado durante toda a exposição”, afirmou.
Na última segunda-feira, 10, os agentes de combate a endemias iniciaram a aplicação de inseticida com bombas costais, visando eliminar o mosquito adulto (alado), e intensificaram as vistorias para encontrar e eliminar possíveis focos larvários. Além disso, a equipe tem realizado vistoria aérea com drone, para localizar possíveis acúmulos de água na cobertura das instalações.
Nesta quinta-feira, 13, será iniciado o trabalho de obturação de ocos e frestas de árvores com o plantio de mudas de orquídeas. “Faremos vistorias nas árvores e onde tiver oco juntando água da chuva, que formam um depósito natural para o mosquito depositar seus ovos, usaremos as orquídeas para eliminar esse possível criadouro”, explicou Regiani.
De acordo com a coordenadora, por determinação da secretária municipal da Saúde, Lisbeth Scanavaca, o trabalho de monitoramento e vistorias dos agentes da dengue se estenderá por esta semana e continuará nos próximos dias, durante toda a realização da Expo Umuarama.
Ver fotos no Flickr