PREVENÇÃO

Defesa Civil de Umuarama participa de seminário estadual sobre produtos perigosos

Data de publicação: 10/12/2024

participantes do seminário posam juntos para foto oficial

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Umuarama esteve presente no 1º Seminário Estadual P2R2, realizado pela Coordenadoria de Estadual de Defesa Civil em Foz do Iguaçu, nos últimos dias 4 e 5, no quartel do Corpo de Bombeiros daquela cidade. O evento teve por objetivo capacitar as equipes de defesa civil do Estado sobre a atuação em cenários de sinistros com produtos perigosos (PP).

Presente ao seminário, o coordenador da Defesa Civil de Umuarama, Joelson Barbosa, lembrou que além de atuar em casos de acidentes os agentes também realizam a fiscalização de produtos perigosos na área urbana, nas rodovias (transporte) e nas sedes das distribuidoras e transportadoras de combustíveis e produtos químicos.

“Eventos como esse elevam nosso nível, tanto em conhecimento técnico como nas ações preventivas referentes a produtos perigosos. Conhecemos algumas ações de gerenciamento dos riscos que o trato com produtos desta natureza pode causar”, afirmou o coordenador. Ele lembrou que recentemente houve fiscalizações em vários municípios, tendo as empresas como alvo.

Joelson informou que o intuito é fazer outras rodadas de fiscalização, envolvendo outros modais, dentro da capacidade dos órgãos. “Com as regionais e núcleos de atuação de Defesa Civil capacitados, além dos órgãos que compõem a comissão regional, nada impede que o trabalho seja estendido de forma pontual nos municípios”, afirmou.

O Seminário Estadual de Produtos Perigosos teve a participação de especialistas do Paraná, de outros Estados e países vizinhos, com o de objetivo promover reflexões e debates. As discussões englobam as áreas ambientais e de emergência em acidentes com substâncias corrosivas, explosivas, oxidantes e radioativas, além de gases tóxicos, líquidos e sólidos inflamáveis.

Diariamente, cargas com os produtos perigosos transitam pelas estradas da região e são utilizados em processos industriais nas fábricas em todo o Estado. Esses insumos são essenciais para o desenvolvimento, mas é necessário cuidado e preparação para que os riscos existentes sejam controlados.

O evento permitiu a troca de experiências e a integração entre as instituições que atuam no ramo. O trabalho conjunto pode prevenir problemas e emergências envolvendo esses produtos. Nos dois dias do encontro houve palestras com especialistas do Paraná, representantes da Sanepar, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: