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Ouvidoria Municipal encaminha cerca de 400 atendimentos por mês
Data de publicação: 06/04/2016

No último mês, a Ouvidoria da Prefeitura de Umuarama registrou 382 protocolos de atendimentos a contribuintes que procuraram o órgão pessoalmente (no piso superior do paço Municipal) ou entraram em contato pelo telefone 156. O prefeito Moacir Silva lembra que quando assumiu a administração, o atendimento era modesto. “As reclamações eram feitas por ramal, passando pela telefonista. Hoje a Ouvidoria tem linha direta com a população e atendimento qualificado”, avaliou. O setor realiza uma média de 400 atendimentos mensais e todos os assuntos são encaminhados para a secretaria responsável, que tem a atribuição de resolver o problema. “A Ouvidoria não resolve, mas ela tem o papel fundamental de acolher a opinião ou reclamação do contribuinte e entregá-la ao agente público responsável pela solução”, reforçou o prefeito. “Todos os reclames são atendidos com seriedade e encaminhados. Esse é um importante canal para dar voz à população, quando se sente lesada em algum direito, ou simplesmente para solicitar a prestação de serviços públicos”, completou Moacir Silva. Conforme a Ouvidora, Edna Salapata, a maior demanda apresentada refere-se à iluminação pública (instalação de postes, troca de lâmpadas queimadas ou de luminárias, enter outros). “Em março recebemos 218 pedidos nesta área, ou seja, mais da metade (57%). Em seguida aparecem os pedidos relacionados à pavimentação, com tapa-buraco e outros reparos, que somaram 38 protocolos”, informou. Depois se somaram os pedidos nas áreas de serviços públicos (32), vigilância sanitária (31), fiscalização e posturas (30), limpeza e conservação (11) e diversos (7). Em março, houve ainda protocolos abertos em relação a agricultura, ação social, educação, obras e urbanismo, planejamento e Umutrans (um em cada área). O mesmo serviço foi estendido à Secretaria Municipal de Saúde, que nesta gestão passou a contar com uma Ouvidoria exclusiva – que atende pelo telefone 160. Em março foram recebidas 54 reclamações e alguns elogios. A maioria das comunicações relaciona-se à denúncia de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, que são encaminhadas para a Vigilância em Saúde/ Ambiental; ocorrências nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); e com relação às consultas com médicos especialistas. Todos os contatos feitos pela população são protocolados e encaminhados para solução, que acontece de acordo com as possibilidades, dentro das demandas de cada área. “Importante destacar que a administração sempre deu ouvidos aos contribuintes e busca atendê-los da forma mais rápida possível. É preciso um pouco de compreensão porque nem sempre há solução para tudo, no momento em que é feito o pedido. Mas todos são recebidos, protocolados e encaminhados para o setor responsável. Essa questão sempre foi tratada com toda a seriedade nesta administração”, finalizou o prefeito Moacir Silva. -- Eduardo A. Santos Assessoria de Imprensa Prefeitura de Umuarama
No último mês, a Ouvidoria da Prefeitura de Umuarama registrou 382 protocolos de atendimentos a contribuintes que procuraram o órgão pessoalmente (no piso superior do paço Municipal) ou entraram em contato pelo telefone 156. O prefeito Moacir Silva lembra que quando assumiu a administração, o atendimento era modesto. “As reclamações eram feitas por ramal, passando pela telefonista. Hoje a Ouvidoria tem linha direta com a população e atendimento qualificado”, avaliou.