CULTURA
Alunos da Escola Evangélica lançam livro em noite de autógrafos
Data de publicação: 04/12/2025
Na noite de terça-feira, 2, a Escola Municipal Evangélica promoveu aguardada noite de autógrafos com alunos das turmas de 5º ano. Foi o ponto alto do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, desenvolvido desde 2022 com o objetivo de despertar nos alunos o prazer pela leitura e pela escrita a partir da obra de diversos autores da literatura infantil. Neste ano, inspiradas pelas atividades do projeto, as professoras Leila Cristina Neves, Mariana Caroline de Oliveira Silva e Stefani Crislaine da Silva decidiram encerrar o ciclo de estudos com a produção de um livro de poemas escrito coletivamente pelos alunos. Assim, nasceu a obra ‘Pequenos Escritores, Grandes Poetas’, resultado de meses de dedicação, criatividade e incentivo à leitura. O trabalho teve todo apoio da equipe gestora da escola — a diretora, professora Jacilene Aparecida Romano Gaspareto, e as coordenadoras pedagógicas Maria Emília de Araújo Sousa e Rosângela Aparecida Marques de Morais Bragatto —, além do suporte da Secretaria Municipal de Educação, representada pela secretária Letícia Labiak Pereira. A cerimônia reuniu cerca de 240 pessoas, entre familiares, professores e convidados, e foi marcada por emoção e orgulho. A mesa de honra contou com a presença da diretora, das coordenadoras e da representante da Secretaria de Educação, Elisângela Alves dos Reis. Em seu discurso, Jocilene destacou a satisfação da equipe em ver o empenho dos estudantes, transformado em arte e inspiração. Um dos momentos mais tocantes foi a homenagem à escritora Ângela Russi, pelo aluno João Rafael Costa Gonçalves. Embora ausente, sua influência literária foi lembrada com carinho e reconhecida como inspiração para o projeto. O público também se emocionou com a apresentação da poesia “Minha Melhor Amiga”, pela estudante Beatriz Lúcio de Souza, e com um momento musical que trouxe à tona toda a sensibilidade dos poemas produzidos pelos jovens autores. Na cerimônia de autógrafos, os alunos receberam seus exemplares e autografaram as páginas dedicadas a familiares e amigos, sob muitos aplausos e mesas repletas de alegria, abraços e o orgulho de um trabalho concretizado. A escola oferece Ensino Fundamental e Tempo Integral, e fica no bairro 1º de Maio. “A noite de autógrafos celebrou a coragem de transformar ideias em palavras”, destacou letícia Labiak, e a escola agradeceu o apoio dos envolvidos e reforçou o compromisso de continuar incentivando a leitura e a escrita entre os estudantes. “Que seja a primeira de muitas histórias que nossos pequenos escritores ainda escreverão”, celebrou a diretora Jocilene.
Na noite de terça-feira, 2, a Escola Municipal Evangélica promoveu aguardada noite de autógrafos com alunos das turmas de 5º ano. Foi o ponto alto do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, desenvolvido desde 2022 com o objetivo de despertar nos alunos o prazer pela leitura e pela escrita a partir da obra de diversos autores da literatura infantil.
Neste ano, inspiradas pelas atividades do projeto, as professoras Leila Cristina Neves, Mariana Caroline de Oliveira Silva e Stefani Crislaine da Silva decidiram encerrar o ciclo de estudos com a produção de um livro de poemas escrito coletivamente pelos alunos. Assim, nasceu a obra ‘Pequenos Escritores, Grandes Poetas’, resultado de meses de dedicação, criatividade e incentivo à leitura.
O trabalho teve todo apoio da equipe gestora da escola — a diretora, professora Jacilene Aparecida Romano Gaspareto, e as coordenadoras pedagógicas Maria Emília de Araújo Sousa e Rosângela Aparecida Marques de Morais Bragatto —, além do suporte da Secretaria Municipal de Educação, representada pela secretária Letícia Labiak Pereira.
A cerimônia reuniu cerca de 240 pessoas, entre familiares, professores e convidados, e foi marcada por emoção e orgulho. A mesa de honra contou com a presença da diretora, das coordenadoras e da representante da Secretaria de Educação, Elisângela Alves dos Reis. Em seu discurso, Jocilene destacou a satisfação da equipe em ver o empenho dos estudantes, transformado em arte e inspiração.
Um dos momentos mais tocantes foi a homenagem à escritora Ângela Russi, pelo aluno João Rafael Costa Gonçalves. Embora ausente, sua influência literária foi lembrada com carinho e reconhecida como inspiração para o projeto.
O público também se emocionou com a apresentação da poesia “Minha Melhor Amiga”, pela estudante Beatriz Lúcio de Souza, e com um momento musical que trouxe à tona toda a sensibilidade dos poemas produzidos pelos jovens autores.
Na cerimônia de autógrafos, os alunos receberam seus exemplares e autografaram as páginas dedicadas a familiares e amigos, sob muitos aplausos e mesas repletas de alegria, abraços e o orgulho de um trabalho concretizado. A escola oferece Ensino Fundamental e Tempo Integral, e fica no bairro 1º de Maio.
“A noite de autógrafos celebrou a coragem de transformar ideias em palavras”, destacou letícia Labiak, e a escola agradeceu o apoio dos envolvidos e reforçou o compromisso de continuar incentivando a leitura e a escrita entre os estudantes. “Que seja a primeira de muitas histórias que nossos pequenos escritores ainda escreverão”, celebrou a diretora Jocilene.
Ver fotos no Flickr