CIÊNCIAS NA ESCOLA
Após muita pesquisa, alunos constroem um planetário na Escola Cândido Portinari
Data de publicação: 29/11/2024
O espaço sideral tomou contra da Escola Municipal Cândido Portinari. Estudantes do 5º ano B, sob a supervisão da professora Michelle Rodrigues, construíram um planetário no espaço escolar. O ambiente é interativo e conta com oito planetas, asteroides, cometas, estrelas e satélites. “A ação têm como proposta apresentar o sistema solar por meio de diversas atividades. Os alunos fizeram leituras de livros sobre astronomia, pesquisa virtual sobre planetas, observação do céu noturno para registros em atividades e jogos com essa temática”, explicou a professora. Para a construção do planetário, os estudantes trabalharam diversas etapas. Inicialmente eles fizeram pesquisas sobre o sistema solar e as fases da lua, depois assistiram a vídeos sobre os planetas, os satélites, estrelas e suas curiosidades, tudo com o acompanhamento da professora Michelle, da coordenadora Cecilia e da diretora Ana Cristina, utilizando os crhomebooks escolares para as pesquisas. Na sequência começaram a construção do espaço com apoio de familiares e comunidade escolar. A visita é especial, pois os estudantes demonstram o sistema solar, movimentos da Terra, fases da Lua. Participaram também de uma oficina de foguetes, onde cada criança pode construir seu próprio foguete, utilizando materiais recicláveis. Por fim os estudantes fizeram uma roda de conversa para definir os materiais necessários e como seria a construção. O espaço está aberto para a visita dos estudantes da unidade.“A ideia de criarmos um planetário surgiu nas aulas. Com nossas pesquisas noturnas e rodas de conversas, surgiu o sonho. Com apoio da equipe docente, familiares e comunidade escolar, o sonho se tornou realidade”, finaliza a professora.
O espaço sideral tomou contra da Escola Municipal Cândido Portinari. Estudantes do 5º ano B, sob a supervisão da professora Michelle Rodrigues, construíram um planetário no espaço escolar. O ambiente é interativo e conta com oito planetas, asteroides, cometas, estrelas e satélites.
“A ação têm como proposta apresentar o sistema solar por meio de diversas atividades. Os alunos fizeram leituras de livros sobre astronomia, pesquisa virtual sobre planetas, observação do céu noturno para registros em atividades e jogos com essa temática”, explicou a professora.
Para a construção do planetário, os estudantes trabalharam diversas etapas. Inicialmente eles fizeram pesquisas sobre o sistema solar e as fases da lua, depois assistiram a vídeos sobre os planetas, os satélites, estrelas e suas curiosidades, tudo com o acompanhamento da professora Michelle, da coordenadora Cecilia e da diretora Ana Cristina, utilizando os crhomebooks escolares para as pesquisas.
Na sequência começaram a construção do espaço com apoio de familiares e comunidade escolar. A visita é especial, pois os estudantes demonstram o sistema solar, movimentos da Terra, fases da Lua. Participaram também de uma oficina de foguetes, onde cada criança pode construir seu próprio foguete, utilizando materiais recicláveis.
Por fim os estudantes fizeram uma roda de conversa para definir os materiais necessários e como seria a construção. O espaço está aberto para a visita dos estudantes da unidade.
“A ideia de criarmos um planetário surgiu nas aulas. Com nossas pesquisas noturnas e rodas de conversas, surgiu o sonho. Com apoio da equipe docente, familiares e comunidade escolar, o sonho se tornou realidade”, finaliza a professora.