15 de out de 2021 Educação
Imagem Dia do Professor: Prefeitura de Umuarama presta homenagem aos profissionais de educação

Oficialmente comemorado no Brasil desde 1963, o Dia do Professor ganha homenagem especial da Secretaria de Educação de Umuarama. O prefeito interino Hermes Pimentel destacou que os grandes mestres inspiram e encaminham. “Ninguém é alguma coisa na vida sem ter tido um professor. E, nesta data tão especial, nossa homenagem e agradecimento a todos aqueles que dedicam suas vidas à educação e à formação de pessoas vencedoras. Feliz Dia do Professor”, disse em mensagem.

Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, secretária municipal de Educação, reforçou que celebrar essa data é celebrar os profissionais que dedicam sua vida profissional a participar ativamente do desenvolvimento de uma pessoa. “Desde muito cedo, na Educação Infantil, o professor é quem acompanha e incentiva o estudante na construção e apropriação dos conhecimentos científicos acumulados pela humanidade”, observou.

Ela enfatiza que a cada momento histórico, desde a criação do ensino elementar, é exigido do professor a habilidade de transformar-se. “O desafio do professor do século XXI é mais uma vez inovar em suas práticas pedagógicas, na utilização de tecnologias como meio e de pessoas como centro do processo de aprendizagem. Nesta data especial, todas as homenagens ao professor, profissional que é incansável na arte de desenvolver pessoas e, consequentemente, a sociedade”, registrou.

UM POUCO DA HISTÓRIA

No Brasil, o Dia do Professor é celebrado no dia 15 de outubro, data em que, em de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, assinou o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. A comemoração de um dia dedicado ao professor aconteceu somente 120 anos após o Decreto, em 1947, em São Paulo, quando quatro professores, entre eles Samuel Becker, tiveram a ideia de organizar um dia de folga para amenizar a estafa e planejar os rumos do restante do ano letivo. A comemoração contou com presença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa para uma pequena confraternização.

Em seu discurso, Becker falou sobre a importância de manter uma data para um encontro anual e ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão”. Desde então, a celebração espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, no governo de João Goulart.