Educação de Jovens e Adultos do município é contemplada com tablets

8 de out de 2021 Educação
Imagem Educação de Jovens e Adultos do município é contemplada com tablets
Educação de Jovens e Adultos do município é contemplada com tablets

Durante curso de extensão sobre sequência didática ministrado pela professora Alessandra Wihby, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para a Secretaria Municipal de Educação, depoimentos de educadores de Umuarama chamaram a atenção do professor Eduardo Souza, doutorando pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília (SP). Em contato com a secretária Mauriza de Lima Menegasso, o professor manifestou interesse em realizar parte de sua pesquisa na rede municipal, com professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com a aprovação da coordenação na EJA, o professor Eduardo Souza disponibilizou a plataforma Creator4all para que os professores enviassem aulas on-line aos seus alunos. Já nas primeiras atividades a aceitação foi total. “Os alunos demonstraram motivação e alegria em integrar a tecnologia ao processo de aprendizado”, disse a secretária. Na última quinta-feira, 7, o prefeito interino Hermes Pimentel e a secretária Mauriza receberam o professor para a doação de 10 tablets que serão utilizados nas aulas da EJA.

Serão sete tablets para a Escola Municipal Souza Naves e três para a Escola Papa Pio XII, no distrito de Lovat, onde funcionam as salas de jovens e adultos. “O equipamento vai complementar a tecnologia que já utilizamos nas escolas, pois dentro da pesquisa de doutorando do professor os alunos já usam seus próprios smartphones, tablets e computadores e também os computadores das escolas”, explicou a secretária.

Na entrega, que contou com a presença de diretoras, coordenadoras, professoras e alunos da EJA, o prefeito Hermes Pimentel agradeceu a peregrinação do professor até Umuarama para presentear os professores e alunos. “É um orgulho ver pessoas de idade querendo aprender e o professor Eduardo vir de tão longe trazer essa tecnologia importante para os alunos. Agradeço essa dedicação para ajudar o próximo e a toda a equipe, que se empenha para educar e levar o ensino a todos. Também me considero um aluno, pois aprendemos coisas novas todos os dias”, disse.

A secretária Mauriza disse que a rede municipal está aberta para receber pesquisadores, pois é na pesquisa científica que se estabelecem as novas perspectivas de ensino e aprendizagem. “Estamos muito felizes em receber o professor Eduardo, mestre e doutorando em Educação, e parabenizamos educadores e alunos pelo excelente resultado obtido com o uso das tecnologias na educação”, acrescentou.

Eduardo Souza afirmou que “a tecnologia não substitui as aulas presenciais, nem substitui o professor, mas permite ampliar as formas de interação entre professores e alunos e traz novas ferramentas para o ensino e a aprendizagem”. Agradeceu ao município por ter acolhido o seu projeto e disse que a educação pode avançar mais rápido com o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias, se colocando à disposição do município para auxiliar nesse processo. Os professores foram homenageados com uma poesia e os alunos receberam um lanche ao final do evento.