EDUCAÇÃO
Palestra do MP/PR reúne 420 alunos em ação de combate à violência sexual infantil
Data de publicação: 15/05/2025

Na manhã desta quinta-feira, 15, cerca de 420 alunos de 5º ano das escolas municipais participaram de uma palestra educativa no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, como parte da Campanha de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A ação é promovida pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR) e contou com a presença da promotora de Justiça Fernanda Bertoncini Menezes, que conduziu a atividade com os estudantes. A iniciativa teve apoio da Secretaria Municipal de Educação, que colaborou com toda a preparação logística, oferecendo infraestrutura adequada e organizando o deslocamento dos alunos das unidades escolares. A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, destacou a importância da campanha: “É fundamental que nossas crianças estejam informadas e conscientes sobre seus direitos, sua segurança, e que as escolas estejam preparadas para acolher qualquer sinal de violência.” Após a palestra com os alunos, a promotora Fernanda Bertoncini reuniu-se com professoras, diretoras e coordenadoras da rede municipal para uma formação específica, quando foram repassadas orientações sobre como proceder diante de uma revelação espontânea de abuso, reforçando a necessidade de acolhimento adequado e encaminhamento responsável dos casos.A campanha reforça o compromisso conjunto entre o poder público e as instituições de ensino na proteção da infância e da adolescência, promovendo espaços seguros e informativos para o desenvolvimento saudável dos estudantes.
Na manhã desta quinta-feira, 15, cerca de 420 alunos de 5º ano das escolas municipais participaram de uma palestra educativa no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, como parte da Campanha de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A ação é promovida pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR) e contou com a presença da promotora de Justiça Fernanda Bertoncini Menezes, que conduziu a atividade com os estudantes.
A iniciativa teve apoio da Secretaria Municipal de Educação, que colaborou com toda a preparação logística, oferecendo infraestrutura adequada e organizando o deslocamento dos alunos das unidades escolares.
A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, destacou a importância da campanha: “É fundamental que nossas crianças estejam informadas e conscientes sobre seus direitos, sua segurança, e que as escolas estejam preparadas para acolher qualquer sinal de violência.”
Após a palestra com os alunos, a promotora Fernanda Bertoncini reuniu-se com professoras, diretoras e coordenadoras da rede municipal para uma formação específica, quando foram repassadas orientações sobre como proceder diante de uma revelação espontânea de abuso, reforçando a necessidade de acolhimento adequado e encaminhamento responsável dos casos.
A campanha reforça o compromisso conjunto entre o poder público e as instituições de ensino na proteção da infância e da adolescência, promovendo espaços seguros e informativos para o desenvolvimento saudável dos estudantes.
Ver fotos no Flickr