
Notícia
Ciclistas ganham mais um ponto de apoio no distrito de Lovat

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) implantou um novo ponto de apoio ao ciclista. A exemplo do primeiro, criado na Praça Portugal (em Umuarama), agora a galera do pedal também contará com uma base de apoio na Praça Curitiba, no distrito de Lovat. A ideia é incentivar o ciclismo como hábito de vida, combater o sedentarismo e atrair ainda mais praticantes.
Diariamente, mais de 300 ciclistas passam pela Portugal em direção a estradas rurais utilizadas para passeio – incluindo a Estrada Velha, que liga ao distrito. “Nos finais de semana este número é ainda maior, com presença até mesmo de pessoas de outros municípios. Pensando nisso criamos o primeiro Ponto do Ciclista e agora decidimos implantar outro ponto em Lovat”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Jeferson Ferreira.
Além de serem pontos de encontro dos adeptos do pedal, os locais contam com alguns equipamentos estruturais – bicicletário, bebedouro, calibrador digital de pneus e ferramentas básicas, além de bancos e mesas para o descanso. “Na Praça Portugal temos ainda um painel com as 10 principais rotas de trajetos pela área rural do nosso município”, acrescentou.
Seguindo a linha do prefeito Hermes Pimentel, o objetivo maior é despertar o gosto pela atividade física, na busca da melhora da saúde e da qualidade de vida. Os pontos de apoio estão se tornando referência entre os ciclistas da cidade e região. “As pedaladas (diárias ou semanais) proporcionam experiências de superação e companheirismo, além de promover mudanças psicológicas positivas e ainda valorizar o meio ambiente”, completou Jefinho.
CICLORROTAS
Um dos destinos preferidos para pedaladas em Umuarama é o distrito de Lovat (via Avenida Portugal, rodovia PR-482 e Estrada Pioneiro). A Smel implantou um painel com as 10 principais rotas de ciclismo na Praça Portugal, com percursos e distâncias auferidas pela equipe técnica. Cada rota dispõe de um QR Code com informações detalhadas, que pode ser escaneado pelos ciclistas com o telefone celular.
As rotas pré-definidas são CityTour (25 km de extensão em ciclovias urbanas); Lovat (também 25 km); Bairro Cione (46 km); “Casa mal-assombrada” (Estrada Cedro, com 33 km); Cachoeira Avatar (Serra dos Dourados, com 63 km); Lote Oito (80 km); Graminha (estradas Jaborandi e Boiadeira, 37 km); Vermelha e Amarela (44 km); Estradas Dias e Moema (33 km); e o percurso mais extenso, de 114 km, até o Salto Paiquerê, no rio Goioerê (divisa dos municípios de Mariluz e Alto Piquiri).