Com programa de hábitos saudáveis, servidores emagrecem quase meia tonelada

25 de out de 2022 Esporte e Lazer
Imagem Com programa de hábitos saudáveis, servidores emagrecem quase meia tonelada
Com programa de hábitos saudáveis, servidores emagrecem quase meia tonelada

Parceria de sucesso envolvendo as secretarias municipais da Prefeitura de Umuarama, a Associação dos Servidores Municipais (Assemu) e a Universidade Paranaense (Unipar), o Programa Eu Também Posso chegou à classificação final após o último desafio, realizado no Shopping Palladium, e a avaliação oficial no sábado, 22. Dos 614 servidores que se inscreveram, 371 participaram ativamente e conseguiram emagrecer juntos mais de 450 quilos.

No total, 121 servidores concluíram o projeto e cumpriram os 14 desafios, realizando caminhadas, corridas, atividades aeróbicas, assistindo palestra e ações de reeducação alimentar nos três meses de duração do programa.

“Com a adoção de atividades físicas regulares, mudança de hábitos alimentares e reflexões sobre qualidade de vida, os participantes eliminaram 456,74 kg – isso mesmo, quase meia tonelada – de gordura corporal e hoje são pessoas mais saudáveis e atentas aos cuidados com a própria saúde”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, coordenador da iniciativa.

O objetivo maior foi atingido, na avaliação do secretário. A proposta do programa foi incentivar os servidores a adotarem novos hábitos para uma vida mais saudável. “Mais de 50 servidores cumpriram todas as metas estabelecidas”, revelou. O projeto teve o apoio e a participação do prefeito Hermes Pimentel, que começou bem confiante, secretários municipais, diretores e servidores de praticamente todas as secretarias.

“Infelizmente não consegui cumprir todas as atividades, mas foi muito bom ver as pessoas envolvidas com atividades físicas, saindo da zona de conforto e cuidando melhor da alimentação. O programa foi um sucesso e queremos que tenha continuidade. Organizadores e participantes estão todos de parabéns”, disse Pimentel.

Para efeito de premiação, conforme o regulamento, como houve empate será realizado um sorteio na próxima sexta-feira, 28, durante a confraternização pelo Dia do Servidor Público na sede da Assemu. Os ganhadores vão desfrutar de passeios com direito a acompanhante – e todas as despesas pagas – para Salvador (BA), Foz do Iguaçu e Termas de Jurema, no Paraná.

“Estamos muitos felizes com os resultados obtidos e queremos dar continuidade no ano que vem, atraindo mais pessoas de outros segmentos da cidade para este projeto. Quanto mais pessoas praticando atividades físicas na Capital da Amizade, melhor para todos”, completou Jefinho. Com este programa e outras iniciativas envolvendo a população, a Smel espera atingir as metas da Organização Mundial da Saúde no Plano Mundial para Atividade Física 2018-2030, aumentando os níveis de pessoas ativas pelo mundo.