Esporte e Lazer

Data de publicação: 06/09/2022

Foto da matéria Secretaria de Esportes e Lazer abre inscrições ao programa Bolsa Atleta Umuarama

Executado com recursos próprios por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), o programa Bolsa Atleta Umuarama patrocinará até 44 bolsas para proporcionar auxílio na formação de atletas e paratletas que representarão a cidade em modalidades esportivas inseridas nos jogos oficiais estaduais e nacionais, em suas diferentes fases e categorias.

Criado pelo prefeito Hermes Pimentel a partir de iniciativa do Legislativo, encabeçada pelo vereador Ednei do Esporte, o programa foi instituído pela lei ordinária 4.499/2021 e é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O auxílio é importante para ajudar nas despesas e estimular os atletas a se dedicarem ao máximo nos treinamentos, visando elevar seu nível técnico e, ao mesmo tempo, ampliar o leque de oportunidades para a carreira. “O programa seguramente fará a diferença na vida de muitos atletas e paratletas, potencializando resultados com a possibilidade de dedicação exclusiva aos treinos”, pontuou o secretário de Esporte e Lazer do município, Jeferson Ferreira.

Já estão abertas as inscrições. “Temos 30 bolsas de auxílio para a categoria Estudantil, 12 bolsas para Estadual e duas bolsas para a versão nacional, com valores entre R$ 200 e R$ 600”, informou o secretário. Os interessados em concorrer às bolsas devem observar os requisitos definidos no edital de chamamento público 079/2022, publicado pela comissão técnica de análise e avaliação.

As inscrições serão recebidas até as 17h30 do próximo do dia 26. Conforme o cronograma, a análise e avaliação técnica será de 27/09 a 18/10, a divulgação das inscrições aprovadas ocorrerá em 20 de outubro e após a fase de apresentação e julgamento de recursos (de 21 a 28/10) os nomes dos atletas contemplados pelo programa serão publicados no diário oficial do município em 8 de novembro. O prazo final para assinatura do termo de adesão é 16/11.

Para obtenção da bolsa, o atleta e/ou paratleta (dos naipes masculino e feminino) deverá obrigatoriamente ser estudante da rede de ensino ou formado no ensino médio regular, além de ter sido convocado para compor equipes representantes do município no ano da solicitação da bolsa.

A Bolsa-Atleta Estudantil contemplará com R$ 200 atletas/paratletas de 12 a 18 anos completos, no ano do repasse, que estejam em plena atividade esportiva, regularmente matriculados na rede de ensino (pública ou privada), residam em Umuarama (sede ou distritos) e que continuem treinando para competições estudantis oficiais.

Os critérios são semelhantes para o Bolsa-Atleta Estadual, que prevê R$ 400 mensais para atleta ou paratleta com idade mínima de 12 anos que já tenha participado de jogos oficiais até dois anos antes do pleito, esteja vinculado a alguma confederação, federação esportiva ou liga, resida em Umuarama (sede ou distritos) e que esteja treinando para competições oficiais.

Já o Bolsa-Atleta Nacional prevê duas bolsas de até R$ 600 por mês para o atleta ou paratleta a partir de 12 anos que tenha participado de eventos esportivos nacionais até dois anos anteriores ao do pleito; que esteja vinculado a entidades administrativas do desporto em âmbito estadual (federação/liga) e nacional (confederação); resida no município de Umuarama e que treine para competições estaduais e nacionais oficiais.

“Cada atleta inscrito e aprovado poderá receber apenas uma bolsa, que terá duração máxima de dez meses”, completou o secretário Jefinho. Mais informações na sede da Smel – fone (44) 3906-1090.