MELHOR IDADE
Smel realiza almoço de confraternização com mais de 600 idosos
Data de publicação: 04/12/2025
Com a presença do prefeito Fernando Scanavaca e dos secretários de Gabinete e Gestão Integrada, Antonio Favaro, e de Esportes e Lazer, Gentil Soares de Lima, aconteceu na última quarta-feira, 3, o almoço de confraternização do projeto ‘Vida Ativa, Melhor Idade’, com a presença marcante e animada de mais de 600 idosos dos vários núcleos do projeto, espalhados pela cidade. O evento faz parte do planejamento de ações que, além de ginástica e práticas esportivas, prevê momentos de socialização e entretenimento. “Como profissional de Educação Física, afirmo que a atividade física é crucial para idosos, pois fortalece músculos e ossos, melhora o equilíbrio e a coordenação, prevenindo quedas e lesões e aumentando a independência e a autonomia”, disse o secretário Gentil. Além dos benefícios físicos, as atividades promovem a saúde mental ao reduzir estresse e ansiedade, melhoram o humor, a qualidade do sono e da memória e aumentam a disposição e a autonomia para as tarefas diárias. A prática fortalece ainda o sistema cardiovascular e ajuda a prevenir doenças, como diabetes e cardiopatias. “Atividades em grupo incentivam também a socialização e a interação, tirando o idoso do isolamento e melhorando a energia e disposição para as tarefas diárias”, destacou. Tudo isto faz parte do foco e do planejamento de atividades em sete núcleos distribuídos por bairros da cidade e também no núcleo central, no Ginásio de Esportes Mário Oncken. O prefeito ressaltou ainda que, além dos benefícios físicos, os participantes de projetos como este vão pouco às UBS (unidades básicas de saúde), pois mostram mais disposição para viver em virtude de baixo desenvolvimento de doenças. “Os idosos do projeto servem de exemplo para toda a comunidade. Os mais jovens deveriam se espelhar nestas posturas”, completou Scanavaca, parabenizando toda a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), envolvida nas atividades, sob a coordenação do secretário Gentil Soares de Lima.
Com a presença do prefeito Fernando Scanavaca e dos secretários de Gabinete e Gestão Integrada, Antonio Favaro, e de Esportes e Lazer, Gentil Soares de Lima, aconteceu na última quarta-feira, 3, o almoço de confraternização do projeto ‘Vida Ativa, Melhor Idade’, com a presença marcante e animada de mais de 600 idosos dos vários núcleos do projeto, espalhados pela cidade.
O evento faz parte do planejamento de ações que, além de ginástica e práticas esportivas, prevê momentos de socialização e entretenimento. “Como profissional de Educação Física, afirmo que a atividade física é crucial para idosos, pois fortalece músculos e ossos, melhora o equilíbrio e a coordenação, prevenindo quedas e lesões e aumentando a independência e a autonomia”, disse o secretário Gentil.
Além dos benefícios físicos, as atividades promovem a saúde mental ao reduzir estresse e ansiedade, melhoram o humor, a qualidade do sono e da memória e aumentam a disposição e a autonomia para as tarefas diárias.
A prática fortalece ainda o sistema cardiovascular e ajuda a prevenir doenças, como diabetes e cardiopatias. “Atividades em grupo incentivam também a socialização e a interação, tirando o idoso do isolamento e melhorando a energia e disposição para as tarefas diárias”, destacou.
Tudo isto faz parte do foco e do planejamento de atividades em sete núcleos distribuídos por bairros da cidade e também no núcleo central, no Ginásio de Esportes Mário Oncken.
O prefeito ressaltou ainda que, além dos benefícios físicos, os participantes de projetos como este vão pouco às UBS (unidades básicas de saúde), pois mostram mais disposição para viver em virtude de baixo desenvolvimento de doenças.
“Os idosos do projeto servem de exemplo para toda a comunidade. Os mais jovens deveriam se espelhar nestas posturas”, completou Scanavaca, parabenizando toda a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), envolvida nas atividades, sob a coordenação do secretário Gentil Soares de Lima.
Ver fotos no Flickr