FACILIDADE

Contribuinte já pode emitir boleto para pagamento do IPTU 2026

Data de publicação: 12/01/2026

imagem aérea de Umuarama, destacando condomínio residencial

A Prefeitura de Umuarama definiu as regras e o calendário para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026. Neste ano, por determinação do prefeito Fernando Scanavaca, o tributo não teve aumento real, apenas atualização de acordo com a inflação do período. A correção monetária aplicada foi de 4,46%, correspondente ao IPCA acumulado dos últimos 12 meses.

Outra novidade é que não é necessário esperar o envio dos boletos pelos Correios. Os carnês já estão disponíveis no site da Prefeitura. O contribuinte pode emitir o carnê e a 2ª via pela internet, de forma rápida e segura, acessando o Portal do Contribuinte e seguindo os passos indicados. O endereço é https://servicos.umuarama.pr.gov.br/portal-contribuinte/consulta-carne

FORMAS DE PAGAMENTO

1) Cota única com desconto: Quem pagar em cota única até 16/03/2026 garante 6% de desconto.

2) Parcelamento (sem desconto): O IPTU pode ser parcelado em até 10 parcelas mensais consecutivas, sem desconto. O vencimento é todo dia 16, com primeira parcela em março e última em dezembro.

Importante: no carnê impresso constam apenas a guia da cota única e a guia da 1ª parcela. Quem optar pelo parcelamento deve emitir as demais parcelas no site ou retirar na Prefeitura.

ONDE PAGAR

O pagamento pode ser realizado na rede bancária e em casas lotéricas.

REVISÃO/IMPUGNAÇÃO

Caso o contribuinte discorde do valor lançado, pode solicitar revisão/impugnação até 16/03/2026, com justificativa formalizada no setor de Protocolo da Prefeitura.

Confira o decreto de lançamento do IPTU 2026 e a relação dos contribuintes, imóveis e valores AQUI

Compartilhar: