NOVO ALERTA

Golpistas continuam enviando e-mails falsos em nome da Secretaria de Fazenda falando sobre alvarás

Data de publicação: 11/12/2024

setor de alvará

Carregando...
Carregando...
Carregando...

As divisões de Código de Postura e de Alvarás não fazem notificações oficiais de irregularidades via internet

Diversas empresas procuraram a prefeitura para relatar o recebimento de e-mails supostamente oficiais comunicando possíveis irregularidades encontradas no Alvará de Funcionamento, sugerindo que o empresário terá de pagar para regulamentar a situação. As divisões de Código de Postura e de Alvarás, ligadas à Secretaria Municipal de Fazenda, alertam que é preciso ficar atento, pois as notificações oficiais de irregularidades não são feitas em documentos por meio da internet.

O secretário Marcos Navarro reforça que o falso comunicado tem detalhes que realmente o fazem parecer verdadeiro, o que leva o contribuinte a acreditar que se trata de documento oficial. “Papel timbrado, logomarcas e até uma assinatura, de alguém que se identifica como José Carlos (sem sobrenome) – Gestor de Licenciamento e Fiscalização do Departamento de Licenciamento Urbano de Obras da Prefeitura –, setor que, aliás, nem existe na administração municipal”, comenta.

Outros artifícios utilizados para tentar dar veracidade ao documento é que os golpistas colocam o CNPJ, razão social correta e até número de telefone da empresa, além de um número de processo aparentemente legal (como 045-202418605). “Essas pessoas mal-intencionadas ainda colocam, ao final do comunicado, a frase ‘Esta é uma notificação oficial e não deve ser ignorada’. O e-mail que envia esses documentos é claramente falso: prefeitura.municipal_alvara29346@%alvara.gov.br. Não sabemos se existem outros remetentes, mas se o empresário receber algum comunicado da Prefeitura, observe que o endereço termina com @umuarama.pr.gov.br”, alerta Karine Giroto, chefe da Divisão de Código de Postura.

Ela indica ainda que se empresários ou contribuintes de qualquer natureza receberem e-mails da Prefeitura e tiverem dúvida sobre o assunto, que entrem em contato pelo telefone (44) 3621-4141 e peçam para falar no setor correspondente. “Uma alternativa é também entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, ou diretamente no site da prefeitura em https://umuarama.pr.gov.br e clicar no ícone Ouvidoria”, instrui.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: