Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Entidade agrega quase 50 Associações de Moradores de Umuarama

Compartilhar:
2 de mar de 2023 Habitação
Imagem Entidade agrega quase 50 Associações de Moradores de Umuarama
Entidade agrega quase 50 Associações de Moradores de Umuarama

Camur será reativada e processo de escolha da nova diretoria, em abril, já está em fase de regularização

 

Tanto para defender os interesses comuns, quanto para estimular a participação dos cidadãos nas decisões da administração pública, é que a Camur (Coordenadoria de Associações de Moradores de Umuarama e Região) foi criada em 2005 e a entidade prepara eleição, provavelmente a ser realizada em abril, para a escolha de nova diretoria para os próximos quatro anos. Uma reunião, para definir todos os termos, foi realizada na noite desta quarta-feira (2).

Os trabalhos técnicos e de organização da situação estatutária estão a cargo da Secretaria Municipal de Habitação, criada pelo prefeito Hermes Pimentel. “Temos hoje exatamente 49 associações de moradores constituídas, porém apenas 20 estão devidamente legalizadas e outras 29 estão em situação irregular. E é exatamente para contribuir com a regularização de todas essas associações é que estamos disponibilizando equipe de profissionais para que a Camur tenha a força e a representatividade devida”, comenta Edna Justino, secretária municipal de Habitação.

Ela indica que os presidentes das associações de moradores que necessitarem de apoio, devem entrar em contato com a Habitação pelo telefone (44) 3624-2754, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. “Para este primeiro momento nós designamos três profissionais que entendem tudo de associativismo comunitário: Valdemir Cavalcante de Barros, Cleonice da Silva e Francisco Arnaldo Fernandes. Nós já preparamos o Edital de Convocação e a eleição para a nova diretoria deve acontecer no início de abril”, conta Edna.

Neste momento, conforme relata a secretária, a Camur terá como coordenadora/diretora interina, Edilaine de Almeida Rangel, presidente da associação de moradores do Jardim Tókio. “Edilaine está bastante empolgada e determinada em realizar um trabalho que coloque a Camur em destaque, sendo uma entidade forte e que faça jus a seus objetivos de defender e representar com propriedade todos os cidadãos. É realmente uma honra poder contar com o trabalho voluntário dela”, afirma.

Todas as associações que estão irregulares – e outras que possam surgir a partir de agora – podem contar com o suporte da Camur e da Secretaria de Habitação. “Entre as atribuições sociais da entidade, destaque para a defesa dos interesses coletivos dos moradores contra todas as formas de discriminação, priorizando a melhoria das condições de vida e garantir os direitos das famílias, protegendo de forma integral crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e minorias. Só nesse ponto já temos todo o incentivo para lutarmos juntos”, resumiu Edna, acrescentando que a Secretaria de Habitação fica na Travessa Euclides Pelacani n° 5326 – Centro Cívico – ao lado da Central Farmacêutica, no antigo fórum.

 

 

 

Visualizar imagens Flickr