Habitação

Terreno agrada BID e Programa Moradia Legal fica mais perto de ser implantado

Data de publicação: 25/01/2023

Foto da matéria Terreno agrada BID e Programa Moradia Legal fica mais perto de ser implantado

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Secretaria Municipal de Habitação e o escritório regional da Cohapar (Companhia Habitacional do Paraná) em Umuarama receberam, na terça-feira, 24, a visita do assessor especial do Banco Interamericano de Desenvolvido (BID), Rogério Peter de Camargo, para vistoria de terrenos visando a construção de moradias de interesse social pelo Programa Moradia Legal, do governo do Estado, na Capital da Amizade.

Com recursos da instituição de fomento e em parceria com o Estado, a Prefeitura de Umuarama planeja construir entre 200 e 210 moradias destinadas ao reassentamento de famílias que hoje vivem em situação de risco, invasões e áreas de proteção ambiental permanente.

A secretária Edna Justino, responsável pelo setor habitacional do município, informou que foram visitadas todas as 11 áreas de origem das famílias que serão atendidas, caso o programa seja aprovado, e também o local onde as moradias serão construídas – uma parte dos jardins Itália II e Itália III que foi adquirida pela Prefeitura, na região do Conjunto Habitacional Sonho Meu.

“Cumprimos mais uma etapa e avançamos com o projeto habitacional do prefeito Hermes Pimentel, que caminha para atender essas mais de 200 famílias com uma moradia digna, em local urbanizado e com todos os serviços públicos essenciais”, disse a secretária.

Para o prefeito Pimentel, “pelas impressões repassadas pelo assessor do BID e a sinalização da Cohapar, Umuarama tem boas chances de conseguir acesso aos recursos e poder contratar a construção das moradias”, avaliou. “Ainda não temos a aprovação formal, mas em breve poderemos licitar mais esta obra e garantir moradias para pessoas que hoje vivem em condições precárias, áreas ambientais e margens de rios na cidade”, completou.

Segundo Edna Justino, a visita foi bem produtiva e as condições da área oferecida pelo município agradaram tanto o assessor do BID quanto à equipe da Cohapar, que representa o governo estadual nesta parceria. “O programa é do governador Ratinho Júnior. O município entra com a doação dos terrenos e a infraestrutura urbana – inclusive muros de arrimo e aterros nos lotes onde houver necessidade –, enquanto o Estado constrói as casas e implanta as redes de água, energia, coleta e tratamento de esgoto”, explicou.

O BID participa com o financiamento dos recursos ao Estado e a União atua como garantidor da operação de crédito. Acompanharam a visita o chefe do escritório da Cohapar em Umuarama, Raimundo Afonso Andrade, o coordenador regional José Evangelista de Albuquerque, a engenheira civil Terezinha Luiza Rodacki e a assistente social Mari Dal Ponte, todos da estatal.

Da Secretaria de Habitação do município participaram as assessoras especiais, arquiteta Bruna de Carvalho Rosa Narcizo e a assistente social Vanessa Lopes da Silva Macceo, e a chefe de Divisão de Projetos Habitacionais, Larissa Alexandrino Broch, além da secretária Edna Justino.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: