INDUSTRIALIZAÇÃO
Lançada a construção da unidade da Amafil em Umuarama
Data de publicação: 20/10/2026
Maior processadora de mandioca do Brasil, com 11 unidades, indústria produz cerca de 150 gêneros alimentícios e exporta para mais de 30 países Umuarama ganhará em breve uma grande indústria que vai desenvolver a cadeia produtiva regional de mandioca, com previsão de processar até 800 toneladas da raiz por dia. A construção foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 20, no local que receberá uma nova unidade industrial da Amafil Alimentos já em obras, na rodovia PR-468 – a cinco quilômetros do entroncamento com a PR-323. Estavam presentes os sócios-proprietários Manoel Antonio da Silva e Luiz Antonio da Silva, o prefeito Fernando Scanavaca, vereadores e demais lideranças da cidade e região, entre as quais o prefeito de Perobal, Galego Evangelista, e a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Carla Frasquette. A indústria, maior processadora de mandioca do Brasil, com 11 unidades nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará e Alagoas, produz cerca de 150 gêneros alimentícios e exporta para mais de 30 países, além de atender o território nacional. “Iniciamos hoje um futuro brilhante e compartilhado com Umuarama. Serão 14 mil m² de área construída, com espaço para ampliações, e tudo possível graças à parceria com a administração pública e o setor produtivo”, disse a diretora administrativa Sandra Auzenir. O empresário Manoel Antonio – conhecido como Seo Anésio – fundados da empresa, contou um pouco da história da Amafil, iniciada há 52 anos em Araruna (PR) e pouco depois em São Lourenço, distrito de Cianorte. “Hoje somos a maior moagem de mandioca do Brasil e uma das maiores do mundo. Por isso, contamos com a parceria dos produtores de Umuarama e região agradecemos o apoio do prefeito, da Câmara e de todos que nos recebem”, disse. O prefeito Fernando Scanavaca lembrou que a região de Umuarama é a segunda maior produtora de mandioca do Paraná e não contava com uma grande indústria no setor. “Agora realizamos esse sonho”, festejou, destacando o apoio de instituições locais de ensino superior na pesquisa e desenvolvimento da cultura e os benefícios da madiocultura para a agricultura como um todo – melhorando a fertilidade do solo, inclusive as pastagens. Informou que a unidade local será o maior completo industrial de todo o grupo Amafil, antecipou os planos de processamento de milho e outros investimentos previstos que a indústria deve atrair para a cidade. “É um privilégio dar início a esta obra. Tenho certeza que os produtores estão felizes como eu estou, pois hoje a cultura da mandioca passa para um novo patamar, gerando mais empregos, renda no campo e desenvolvimento para nossa cidade”, completou.
Maior processadora de mandioca do Brasil, com 11 unidades, indústria produz cerca de 150 gêneros alimentícios e exporta para mais de 30 países
Umuarama ganhará em breve uma grande indústria que vai desenvolver a cadeia produtiva regional de mandioca, com previsão de processar até 800 toneladas da raiz por dia. A construção foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 20, no local que receberá uma nova unidade industrial da Amafil Alimentos já em obras, na rodovia PR-468 – a cinco quilômetros do entroncamento com a PR-323.
Estavam presentes os sócios-proprietários Manoel Antonio da Silva e Luiz Antonio da Silva, o prefeito Fernando Scanavaca, vereadores e demais lideranças da cidade e região, entre as quais o prefeito de Perobal, Galego Evangelista, e a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Carla Frasquette.
A indústria, maior processadora de mandioca do Brasil, com 11 unidades nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará e Alagoas, produz cerca de 150 gêneros alimentícios e exporta para mais de 30 países, além de atender o território nacional.
“Iniciamos hoje um futuro brilhante e compartilhado com Umuarama. Serão 14 mil m² de área construída, com espaço para ampliações, e tudo possível graças à parceria com a administração pública e o setor produtivo”, disse a diretora administrativa Sandra Auzenir.
O empresário Manoel Antonio – conhecido como Seo Anésio – fundados da empresa, contou um pouco da história da Amafil, iniciada há 52 anos em Araruna (PR) e pouco depois em São Lourenço, distrito de Cianorte. “Hoje somos a maior moagem de mandioca do Brasil e uma das maiores do mundo. Por isso, contamos com a parceria dos produtores de Umuarama e região agradecemos o apoio do prefeito, da Câmara e de todos que nos recebem”, disse.
O prefeito Fernando Scanavaca lembrou que a região de Umuarama é a segunda maior produtora de mandioca do Paraná e não contava com uma grande indústria no setor. “Agora realizamos esse sonho”, festejou, destacando o apoio de instituições locais de ensino superior na pesquisa e desenvolvimento da cultura e os benefícios da madiocultura para a agricultura como um todo – melhorando a fertilidade do solo, inclusive as pastagens.
Informou que a unidade local será o maior completo industrial de todo o grupo Amafil, antecipou os planos de processamento de milho e outros investimentos previstos que a indústria deve atrair para a cidade. “É um privilégio dar início a esta obra. Tenho certeza que os produtores estão felizes como eu estou, pois hoje a cultura da mandioca passa para um novo patamar, gerando mais empregos, renda no campo e desenvolvimento para nossa cidade”, completou.
Ver fotos no Flickr