Campanha para arrecadação de lixo eletrônico já tem data definida

Data de publicação: 24/02/2023

Foto da matéria Campanha para arrecadação de lixo eletrônico já tem data definida

Evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte das comemorações do aniversário de Umuarama

A comissão organizadora da Campanha E-Lixo, que desde 2011, quando foi criada, já recolheu mais de 200 toneladas de equipamentos eletrônicos inservíveis, reuniu-se nesta quinta-feira (23) para programar as atividades de 2023. O evento será realizado no dia 5 de junho, uma segunda-feira, quando as equipes vão receber os materiais na Feira do Produtor, que fica nos fundos do Estádio Lucio Pipino, das 9h às 16h.

Novamente a campanha será parte do calendário de comemorações do aniversário da cidade – Umuarama faz 68 anos no dia 26 de junho. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Sampaio, é uma grande oportunidade para que a população se desfaça de sucatas de informática e equipamentos eletroeletrônicos, como computadores, monitores, impressoras, rádios e equipamentos de som, aparelhos de telefone e celulares, aparelhos de fax, televisores e câmeras fotográficas, entre outros.

As empresas e pessoas físicas que quiserem aproveitar a Campanha E-Lixo já podem ir separando os materiais, conforme indica Fernanda Periard Mantovani, chefe de divisão de Controle Ambiental. “Os eletroeletrônicos contêm produtos químicos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio, que em contato com o solo contaminam o lençol freático e, quando queimados, poluem o ar além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo. Por outro lado, possuem materiais de alto valor para a reciclagem, por isso é importante dar a destinação correta”, ressaltou.

O evento é realizado pela Prefeitura de Umuarama por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Fundação Cultural, em parceria com o Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná), Cooperuma (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis), Unipar (Universidade Paranaense), Instituto Federal do Paraná (IFPR), UniAlfa, Supermercados Planalto, Rotaract e Sesc. “Vale destacar que durante o evento os alunos do IFPR, UniAlfa e da Unipar realizam testes para possível reutilização”, destaca Fernanda.