Meio Ambiente

Estudantes do 5º ano conhecem o aterro sanitário em aula de educação ambiental

Data de publicação: 28/06/2022

Foto da matéria Estudantes do 5º ano conhecem o aterro sanitário em aula de educação ambiental

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Senador Souza Naves conheceram nesta terça-feira, 28, detalhes do funcionamento do aterro sanitário, que recebe diariamente mais de 80 toneladas de lixo, coletadas em todas as ruas e bairros de Umuarama (sede e distritos). “É um volume bem expressivo, que demanda muitos cuidados e trabalho com o manejo, a destinação correta dos resíduos e a preservação do ambiente”, disse a chefe da Divisão de Atero Sanitário, Rafaela Moreira, que conduziu as visitas.

Os alunos foram divididos em dois grupos – pela manhã a visita foi feita pelo 5º ano A e à tarde pelo 5º B, sob a supervisão da professora de Ciências, Gisele Sapatini, e da diretora do Souza Naves, Carolina Martins Ferreira. Os grupos conheceram as células de deposição de resíduos orgânicos, volumosos, da construção civil, de corte e poda de árvores e também a reciclagem, executada pelos associados da Cooperativa dos Trabalhadores na Reciclagem de Resíduos de Umuarama (Cooperuma).

Rafaela destacou que é importante conhecer para preservar. “A educação ambiental é fundamental para os alunos e a comunidade entenderem que a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico ajuda a aumentar a via útil do aterro”, apontou.

A célula de armazenamento atual, que começou a ser utilizada em 2017, tem sua vida útil estimada para pelo menos mais ano. Por isso, o município já prepara a construção de uma nova célula. “A produção de lixo aumenta praticamente a cada dia. Por isso, é muito importante que a população ajude a cuidar do aterro colocando para a coleta diária apenas os resíduos orgânicos. Os recicláveis devem ser separados adequadamente e colocados para a coleta específica, que é semanal”, reforçou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

Na visita os alunos se depararam com um bando de araçaris castanhos – uma espécie de tucano que se alimenta de frutos e insetos. “A condição ambiental do aterro é boa e as árvores mantidas no seu entorno atraem muitas aves”, completou o secretário, destacando que as visitas são importantes não apenas para os alunos, como também para o município. No período da tarde (foto abaixo) os alunos foram conduzidos pelo professor Júlio Cezar de Oliveira e pela coordenadora da escola, Crislaine Aparecida Pizzi.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: