Meio Ambiente

Segunda etapa do Castrapet esteriliza 246 animais em Umuarama

Data de publicação: 17/02/2023

Foto da matéria Segunda etapa do Castrapet esteriliza 246 animais em Umuarama

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Com mais essa ação, programa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável já castrou 703 cães e gatos machos e fêmeas

 

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou sua segunda etapa em Umuarama durante toda esta quinta-feira (17), trabalhando no controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.

É a segunda vez que o município é contemplado com o Castrapet e 246 animais – cães e gatos, machos e fêmeas – foram esterilizados. “No ciclo anterior foram realizadas 457 cirurgias, o que nos leva a um total de 703 animais. O programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, desvermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável”, frisa o secretário Rubens Sampaio.

O prefeito Hermes Pimentel acompanhou a ação, realizada na Escola Municipal Souza Naves. As fortes chuvas que caíram sobre a cidade no período da manhã fizeram atrasar um pouco o início dos trabalhos, que se estendeu até às 19h. “Todo o processo de esterilização é realizado dentro de padrões rigorosos de higiene e as equipes de veterinários e assessores da Sedest fazem um trabalho de conscientização da população sobre a importância de visitas periódicas ao veterinário, guarda responsável e orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias sejam sempre seguras”, comenta Pimentel.

Já a chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, acrescenta que após a castração as famílias recebem gratuitamente a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal. “Além de evitar doenças como o câncer, a castração evita a procriação desses animais, que terminam vítimas de abandono e, consequentemente, de maus-tratos nas ruas”, analisa, indicando que o Castrapet começou em 2019, porém veio para Umuarama em 2022 e agora, em 2023.

 

 

 

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: