alerta de golpe
Procon de Umuarama alerta consumidores sobre golpe em consórcios
Data de publicação: 21/02/2025
O Procon de Umuarama emitiu um alerta para os consumidores sobre um novo golpe envolvendo consórcios. A entidade tem recebido um crescente número de reclamações contra uma instituição financeira especializada em consórcios que oferece cartas de crédito contempladas e induz os consumidores a realizarem contratações e pagamentos, acreditando que receberão a transferência da carta para sua titularidade.De acordo com as denúncias, a instituição não possui loja física e realiza todo o processo por meio de chamadas de vídeo e mensagens via WhatsApp. Dessa forma, os consumidores são levados a crer que estão lidando com uma empresa idônea, quando na verdade acabam sendo vítimas de um golpe.O Procon também verificou que essa instituição possui um histórico preocupante, com 78 processos judiciais em andamento apenas no estado do Paraná e mais de 10 mil reclamações registradas no site Reclame Aqui.A secretária de Proteção e Defesa do Consumidor de Umuarama, Aline Cunha Martiolli, reforça a necessidade de cautela na hora de contratar serviços financeiros. “Recomendamos que os consumidores fiquem atentos a esse tipo de golpe e sempre realizem uma pesquisa prévia sobre a idoneidade da empresa. Uma boa prática é consultar o histórico da empresa no Reclame Aqui utilizando o CNPJ e não apenas o nome fantasia”, alertou.Diante deste cenário, o Procon orienta que os consumidores adotem algumas precauções antes de contratar um consórcio:1. Verifique a regularidade da empresa - Consulte o CNPJ no site da Receita Federal e certifique-se de que a empresa é autorizada pelo Banco Central do Brasil.2. Pesquise a reputação da empresa - Utilize sites como o Reclame Aqui e busque processos judiciais para verificar possíveis históricos de reclamações e fraudes.3. Desconfie de ofertas muito vantajosas - Propostas de cartas de crédito contempladas a preços muito abaixo do mercado são um forte indício de golpe.4. Evite negociações exclusivamente online - Dê preferência para empresas que possuem sede física e escritórios acessíveis para atendimento presencial.5. Nunca faça pagamentos antecipados - Golpistas costumam exigir pagamentos antes da efetiva transferência da carta de crédito, o que é um forte indício de fraude.6. Leia atentamente o contrato - Antes de assinar qualquer documento, leia todas as cláusulas e, em caso de dúvidas, consulte um especialista ou o próprio Procon.O Procon de Umuarama reforça que está à disposição dos consumidores para oferecer suporte e orientação. Em caso de dúvida ou suspeita de fraude, os consumidores devem entrar em contato com o órgão para denunciar a empresa e evitar prejuízos a outras pessoas.
O Procon de Umuarama emitiu um alerta para os consumidores sobre um novo golpe envolvendo consórcios. A entidade tem recebido um crescente número de reclamações contra uma instituição financeira especializada em consórcios que oferece cartas de crédito contempladas e induz os consumidores a realizarem contratações e pagamentos, acreditando que receberão a transferência da carta para sua titularidade.
De acordo com as denúncias, a instituição não possui loja física e realiza todo o processo por meio de chamadas de vídeo e mensagens via WhatsApp. Dessa forma, os consumidores são levados a crer que estão lidando com uma empresa idônea, quando na verdade acabam sendo vítimas de um golpe.
O Procon também verificou que essa instituição possui um histórico preocupante, com 78 processos judiciais em andamento apenas no estado do Paraná e mais de 10 mil reclamações registradas no site Reclame Aqui.
A secretária de Proteção e Defesa do Consumidor de Umuarama, Aline Cunha Martiolli, reforça a necessidade de cautela na hora de contratar serviços financeiros. “Recomendamos que os consumidores fiquem atentos a esse tipo de golpe e sempre realizem uma pesquisa prévia sobre a idoneidade da empresa. Uma boa prática é consultar o histórico da empresa no Reclame Aqui utilizando o CNPJ e não apenas o nome fantasia”, alertou.
Diante deste cenário, o Procon orienta que os consumidores adotem algumas precauções antes de contratar um consórcio:
1. Verifique a regularidade da empresa - Consulte o CNPJ no site da Receita Federal e certifique-se de que a empresa é autorizada pelo Banco Central do Brasil.
2. Pesquise a reputação da empresa - Utilize sites como o Reclame Aqui e busque processos judiciais para verificar possíveis históricos de reclamações e fraudes.
3. Desconfie de ofertas muito vantajosas - Propostas de cartas de crédito contempladas a preços muito abaixo do mercado são um forte indício de golpe.
4. Evite negociações exclusivamente online - Dê preferência para empresas que possuem sede física e escritórios acessíveis para atendimento presencial.
5. Nunca faça pagamentos antecipados - Golpistas costumam exigir pagamentos antes da efetiva transferência da carta de crédito, o que é um forte indício de fraude.
6. Leia atentamente o contrato - Antes de assinar qualquer documento, leia todas as cláusulas e, em caso de dúvidas, consulte um especialista ou o próprio Procon.
O Procon de Umuarama reforça que está à disposição dos consumidores para oferecer suporte e orientação. Em caso de dúvida ou suspeita de fraude, os consumidores devem entrar em contato com o órgão para denunciar a empresa e evitar prejuízos a outras pessoas.