DIREITOS LESADOS

Procon de Umuarama já recebeu ao menos 15 reclamações formais contra a 123Milhas

Data de publicação: 29/08/2023

mulher no aeroporto

Além de registrar o caso na Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor os clientes também precisam acionar a Justiça para reaver os valores

Uma das mais renomadas – e até então confiáveis – agências de viagens do Brasil está no centro de um turbilhão de denúncias de consumidores que foram lesados, tendo suas passagens canceladas ou simplesmente seus passeios suspensos. Em Umuarama não foi diferente: ao menos 15 pessoas buscaram a ajuda da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon para denunciar que teriam sido lesadas pela empresa.

Os números de registros de reclamações devem aumentar nos próximos dias, segundo analisa Antonio Comparsi de Mello, secretário municipal do Procon. “Muitas pessoas começam a querer marcar suas passagens agora, com a aproximação do final do ano. A empresa está oferecendo o reembolso dos valores pagos concedendo um voucher – que é um documento que teoricamente serve como garantia de que o consumidor irá usufruir de um produto ou serviço contratado. Mas o consumidor não é obrigado a aceitar”, afirma o advogado.

Ele explica que o cliente pode exigir a restituição na mesma forma que o pagamento foi realizado. “Estamos notificando a empresa para que esclareça se, além da troca em serviços da própria empresa, por meio desses vouchers, os consumidores poderão reaver o dinheiro, ou solicitar o cumprimento forçado da oferta. Isso porque é direito dos clientes terem direito à escolha sobre a forma de ressarcimento, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, detalha.

Em Umuarama as reclamações são as mesmas de clientes Brasil afora: viagens contratadas na chamada ‘Linha Promo’, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023, foram as mais afetadas. “Os consumidores afetados por essa situação deve procurar o Procon imediatamente, trazendo documentos pessoais, comprovante de residência e documentos que comprovem a relação com a 123Milhas”, indica Comparsi, acrescentando que o Procon fica na avenida Presidente Castelo Branco n° 3871 (perto da Praça Santos Dumont) e o telefone é o (44) 3621-5600.

Compartilhar: