PREÇOS ABUSIVOS
Procon e Sociedade Rural estabelecem cooperação durante a Expo Umuarama 2025
Data de publicação: 11/03/2025

O Procon e a Sociedade Rural de Umuarama (SRU) anunciaram nesta semana um acordo para coibir abusos e garantir os direitos dos visitantes na feira de 2025. As barracas vão divulgar tabelas com os preços máximos das bebidas – a água (garrafa de 500 ml), por exemplo, será vendida no máximo por R$ 6 nos pontos de venda oficiais.O entendimento, resultado de reuniões entre a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor e o presidente da SRU, Milton Gaiari, estabelece medidas para evitar cobranças excessivas e assegurar o acesso e o porte de garrafas de água pelos visitantes, dentro do estabelecido em lei e regulamentação do evento.Embora os custos de alimentos tenham variáveis complexas que dificultam intervenções, o acordo com a SRU estabeleceu uma solução para as bebidas. “Os expositores deverão exibir tabelas com os preços máximos de refrigerantes, cervejas, água e outras bebidas. Valores acima dessas referências poderão ser denunciados ao Procon”, informou a secretária de Proteção e Defesa do Consumidor, Aline Cunha Martiolli.A medida visa oferecer um parâmetro para os consumidores identificarem possíveis abusos. Além do preço máximo estabelecido para a água nos pontos fixos, outro avanço do acordo foi uma recomendação do prefeito Fernando Scanavaca: a permissão para que visitantes levem garrafas plásticas transparentes com água ao Parque de Exposições.BEBEDOUROSAlém disso, a organização da feira instalará bebedouros gratuitos para quem não puder comprar água no local. O Procon anunciou que terá fiscalização reforçada para garantir os direitos dos consumidores e evitar qualquer tipo de abuso.O prefeito Scanavaca reforçou que a Sociedade Rural deverá estar comprometida com um evento acessível. “Queremos que a Expo Umuarama seja sinônimo de qualidade e respeito. Este acordo reflete nossa disposição em ouvir a população e adequar o evento às necessidades de todos. Será uma grande festa para a população de Umuarama e região”, finalizou.
O Procon e a Sociedade Rural de Umuarama (SRU) anunciaram nesta semana um acordo para coibir abusos e garantir os direitos dos visitantes na feira de 2025. As barracas vão divulgar tabelas com os preços máximos das bebidas – a água (garrafa de 500 ml), por exemplo, será vendida no máximo por R$ 6 nos pontos de venda oficiais.
O entendimento, resultado de reuniões entre a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor e o presidente da SRU, Milton Gaiari, estabelece medidas para evitar cobranças excessivas e assegurar o acesso e o porte de garrafas de água pelos visitantes, dentro do estabelecido em lei e regulamentação do evento.
Embora os custos de alimentos tenham variáveis complexas que dificultam intervenções, o acordo com a SRU estabeleceu uma solução para as bebidas. “Os expositores deverão exibir tabelas com os preços máximos de refrigerantes, cervejas, água e outras bebidas. Valores acima dessas referências poderão ser denunciados ao Procon”, informou a secretária de Proteção e Defesa do Consumidor, Aline Cunha Martiolli.
A medida visa oferecer um parâmetro para os consumidores identificarem possíveis abusos. Além do preço máximo estabelecido para a água nos pontos fixos, outro avanço do acordo foi uma recomendação do prefeito Fernando Scanavaca: a permissão para que visitantes levem garrafas plásticas transparentes com água ao Parque de Exposições.
BEBEDOUROS
Além disso, a organização da feira instalará bebedouros gratuitos para quem não puder comprar água no local. O Procon anunciou que terá fiscalização reforçada para garantir os direitos dos consumidores e evitar qualquer tipo de abuso.
O prefeito Scanavaca reforçou que a Sociedade Rural deverá estar comprometida com um evento acessível. “Queremos que a Expo Umuarama seja sinônimo de qualidade e respeito. Este acordo reflete nossa disposição em ouvir a população e adequar o evento às necessidades de todos. Será uma grande festa para a população de Umuarama e região”, finalizou.
Ver fotos no Flickr