SEU DIREITO

Trabalho do Procon Umuarama é destacado no Dia Internacional do Consumidor

Data de publicação: 15/03/2024

prefeito discursa na solenidade realizada no Procon

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Consumidores, fornecedores e autoridades foram recebidas nesta sexta-feira, 15, para uma homenagem pelo Dia Internacional do Consumidor na sede do Procon Municipal. O ato encerrou a Semana do Consumidor em Umuarama, que teve uma série de ações desde a última segunda-feira, 11, incluindo orientações, consultas gratuitas a órgãos de proteção ao crédito, palestra, atendimento itinerante e até café da manhã para os clientes.

A homenagem teve a presença do prefeito Celso Pozzobom, secretários municipais, dos vereadores Clebão dos Pneus, Cris das Frutas, Pé Duro e Ana Novais, do gerente da agência local do INSS, Guilherme Corpa, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Umuarama), Christhian Rodrigo Pellacani, e do presidente do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e procurador-geral do município, Luiz Genésio Picoloto, entre outras autoridades.

O secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Toninho Comparsi, destacou o trabalho de orientação realizado pelo Procon, que conscientiza os consumidores sobre seus direitos, e a importância da conciliação que faz prevalecer a solução negociada nas demandas entre fornecedores e compradores de produtos e serviços.

“Este é um trabalho de qualidade e sensibilidade realizado pela nossa equipe, que resolve cerca de 90% dos casos por meio de acordos e conciliações, sem a necessidade de ações judiciais”, apontou, agradecendo ao time de servidores e estagiários do órgão pela eficiência e dedicação, e ao prefeito pelo apoio e confiança.

Comparsi informou que a palestra realizada esta semana, para alertar idosos sobre golpes virtuais e fraudes na concessão de empréstimos consignados, será estendida a todos os núcleos do projeto Vida Ativa Melhor Idade, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, beneficiando cerca de 1 mil idosos, e anunciou a ampliação dos guichês de atendimento de seis para 10, com prioridade para pessoas da terceira idade, já a partir de abril.

Outros projetos também foram destacados pelo secretário, como o Procon Itinerante – iniciado nesta semana, no Terminal da Praça da Bíblia, e que será levado aos bairros para aproximar a população do atendimento –, apresentações teatrais sobre direito do consumidor para crianças, em parceria com a Fundação Cultural e a Secretaria de Educação, o concurso de produção de textos na rede municipal, a partir de dinâmicas com o gibi ‘Proconzinho’, e a extensão dos mutirões de negociação que priorizam os acordos, a fim de diminuir a judicialização de demandas.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou o investimento para concluir e preparar a sede do Procon para a inauguração, que ocorreu também no Dia do Consumidor em 2018, falou dos critérios que teve na escolha dos diretores e do caráter de conciliação que sempre pregou para a atuação do órgão.

“O Procon era uma obra inacabada em 2017 e hoje está aqui, consolidada, prestando um ótimo serviço na defesa do consumidor. Atuando com bom senso e diálogo, resolve as demandas sem afastar os clientes dos fornecedores, e contribui para melhorar as relações de consumo. Estão todos de parabéns”, completou, destacando os mais de 11,5 mil atendimentos prestados e as 1.870 audiências de conciliação realizadas desde que o atual secretário assumiu a gestão.

Também deixaram suas mensagens o presidente do Conselho de Defesa do Consumidor, Luiz Genésio Picoloto, o presidente da subseção local da OAB, Christhian Pellacani, o presidente da Câmara de Vereadores, Clebão dos Pneus, e o representante da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Rômulo Rauen. Um café da manhã servido às autoridades e consumidores presentes encerrou o ato.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: