REDUÇÃO DE FILA

Carreta do programa ‘Saúde da Mulher’ atenderá na Santos Dumont

Data de publicação: 22/09/2026

imagem da carreta estacionada na praça

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Já está em Umuarama a carreta do programa ‘Saúde da Mulher’, realizado pelo Ministério da Saúde para agilizar exames e consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com os municípios contemplados. O veículo chegou nesta terça-feira, 22, e estacionou na Praça Santos Dumont (região central) para iniciar o atendimento na sexta-feira, 25, devendo permanecer por 30 dias na Capital da Amizade.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não haverá livre demanda, ou seja, o programa não atenderá quem comparecer diretamente, sem marcação prévia de procedimento nas unidades de saúde dos bairros.

“Os pacientes são chamados exclusivamente pela secretaria, priorizando mulheres que já aguardam na fila de espera do SUS”, explicou a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Valverléia Inês de Andrade Silva. A orientação é que as interessadas procurem a respectiva Unidade Básica de Saúde (UBS) para verificar a situação do seu encaminhamento ou cadastro na fila.

Uma equipe de médicos e enfermeiros especializados em saúde da mulher realizará consultas ginecológicas e outros procedimentos, como ultrassonografia transvaginal e pélvica ginecológica, mamografias, ultrassonografia de mamas, colposcopia e, se necessário, biópsia de mama.

Caso o ultrassom de mama indique alguma suspeita, a paciente será consultada também por um mastologista. “Este é um serviço importante, que nos ajudará a reduzir bastante a fila de espera por atendimentos especializados em saúde da mulher”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca.

A secretária reforçou que as usuárias deverão previamente encaminhadas e avisadas sobre o comparecimento no local. O atendimento será prestado das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: