SEXUALIDADE

Dia Mundial da Luta Contra a Aids ganha evento coordenado pelo Ambulatório de Infectologia

Data de publicação: 29/11/2024

PREVENÇÃO

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Em 2024 o Projeto Prevenção e Sexualidade nas Escolas foi no Colégio Professor Paulo Tomazinho

No domingo, 1° de dezembro, comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, data especialmente comemorada pelo Ambulatório de Infectologia de Umuarama que, entre outras ações, realiza o Projeto Prevenção e Sexualidade nas Escolas, que a cada ano desenvolve atividades em uma instituição de ensino. Em 2024 o trabalho foi produzido no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho.

A cerimônia de encerramento do projeto foi realizada na manhã desta sexta-feira (29) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com mostra dos trabalhos produzidos por alunos do 1° ano do Ensino Médio, com supervisão da psicóloga Lucinéia Ceolin, que atua no Ambulatório de Infectologia.

Ela relatou que durante todo o período contou com o apoio da estagiária Lorena Ruiz, acadêmica de Psicologia, e também com professores de disciplinas ligas ao tema saúde. “Trabalhamos com informações sobre infecções sexualmente transmissíveis – HIV-Aids, hepatites virais, adolescência, métodos contraceptivos, saúde mental, hanseníase, tuberculose, Prep (profilaxia pré-exposição) e Pep (profilaxia pós-exposição ao HIV)”, detalhou.

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, relatou que o Ambulatório de Infectologia oferece todo apoio necessário aos cidadãos com alguma infecção sexualmente transmissível ou não. “O Projeto Prevenção e Sexualidade nas Escolas é algo muito especial, pois trabalha com um público-alvo interessantíssimo, que são adolescentes e jovens, pessoas que mais têm se infectado com o HIV nos últimos tempos”, observa.

Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, detalhou que o projeto incluiu exposições, trabalhos, debates, encontros, palestras, bate-papos e produções audiovisuais, entre outros. “O objetivo é levar orientação para que cada adolescente ou adulto reconheça as possibilidades de se infectar ou se proteger.”, pontuou.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: