Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Dia Mundial de Combate à Aids ganha atividades em Umuarama

Compartilhar:
1 de dez de 2022 Saúde
Imagem Dia Mundial de Combate à Aids ganha atividades em Umuarama
Dia Mundial de Combate à Aids ganha atividades em Umuarama

O Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado nesta quinta-feira (1° de dezembro), ganhou atividades especiais desenvolvidas pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde, como a apresentação de trabalhos e mostra cultural desenvolvida por alunos do Colégio Drª Zilda Arns, que foi prestigiada pelo prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel.

Abordando o tema infecções sexualmente transmissíveis, a mostra faz parte de projeto desenvolvido pela psicóloga Lucinéia Ceolin, do Ambulatório de Infectologia, e marca o encerramento das atividades desenvolvidas para estimular a prevenção e a promoção da saúde, dentro do ‘Projeto Prevenção e Sexualidade nas Escolas’, que contou com apoio do secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, e do médico infectologista Dr. Ricardo Delfini Perci.

Segundo a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini, desde o início de novembro várias ações foram programadas a realizadas para alertar a população sobre HIV/Aids, sífilis, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. “Foram realizadas palestras no Centro da Juventude (Ceju) tanto para crianças e adolescentes, quanto para idosos, também realizamos ações com testes rápidos em empresas e abordagens sobre o tema nas unidades de saúde, além, claro, dessa importante mostra no Colégio Cívico Militar Drª Zilda Arns”, detalhou.

Pimentel destacou a importância de projetos como este, capazes de despertar nas crianças, adolescentes e jovens, o senso de responsabilidade com a saúde e com a própria vida. “É um tema fundamental, porque apresenta os meios de prevenção das infecções e a importância de cada um cuidar de si e do outro. A aids ainda é uma doença que não tem cura, então o melhor remédio ainda é a prevenção”, observou.

 

Infecções em números

Segundo relatório atualizado apresentado neste dia 1º de dezembro pelo Ambulatório de Infectologia, 34 pessoas foram diagnosticadas com HIV em Umuarama neste ano, sendo que duas são gestantes. “É um número 35% menor que 2021, quando fechamos com 52 casos, mas, mesmo assim, é um dado preocupante, pois o ideal seria que não tivéssemos nenhum caso, pois trata-se de algo evitável, que se pode prevenir usando preservativos, por exemplo”, pontua o médico infectologista Dr. Ricardo Delfini Perci.

Ele faz questão de ressaltar que HIV positivo não é o mesmo que ter aids. “A aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado. Cuidar constantemente do paciente com aids e combater o preconceito que ainda envolve a doença são desafios que ainda persistem desde a descoberta do vírus HIV e quando ganhou repercussão mundial, no final de 1982”, afirmou.

 

 

AIDS EM UMUARAMA

2017

2018

2019

2020

2021

2022

42

34

40

29

52

34

 

 

Visualizar imagens Flickr