Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Equoterapia oferecida pela Secretaria de Saúde de Umuarama é referência no Paraná

Compartilhar:
1 de dez de 2022 Saúde
Imagem Equoterapia oferecida pela Secretaria de Saúde de Umuarama é referência no Paraná
Equoterapia oferecida pela Secretaria de Saúde de Umuarama é referência no Paraná

A dedicação e o trabalho de uma equipe multidisciplinar, coordenada pela fisioterapeuta Alline Marcondes Grejanin, coordenadora da Divisão de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde, foi responsável por colocar Umuarama entre as únicas cidades do Paraná a investir em equoterapia, uma das principais terapias de apoio ao desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida de crianças com patologias diversas, como a paralisia cerebral.

Neste momento 55 crianças e adolescentes estão sendo atendidas pelo projeto “Equoterapia direcionada a pessoas com necessidades especiais”, realizado em espaço no Parque de Exposições Darío Pimenta Nóbrega e com custeio integral pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em sessões que vão até o próximo dia 15 e voltam em janeiro de 2023. “Para serem atendidas pelo projeto, a criança, com idade a partir de dois aninhos, deve ter sido encaminhada por médico especialista – pediatra, neurologista ou neuropediatra – da Secretaria Municipal de Saúde. E deve chegar aqui [ao setor de Fisioterapia] com o chamado ‘diagnóstico fechado’ da patologia. Após passar por triagem e aprovada, já inicia as sessões”, detalha Alline.

Ela relata que a equipe multidisciplinar conta com o trabalho do criador do projeto e fisioterapeuta executante Francisco Henrique Pereira da Silva, que tem apoio de Andrea Zimerman, também fisioterapeuta, e dos auxiliares Joel de Freitas, André Simão e Kenedy Correia. “Há pacientes da equoterapia que fazem de duas a três sessões por semana, outros já fazem a cada 15 dias, dependendo tanta da disponibilidade da agenda quanto das indicações recebidas. O que realmente importa é que o que buscamos – e temos comprovadamente conseguido – é melhorar a qualidade de vida do paciente de acordo com o quadro existente”, observa a fisioterapeuta, que também é reguladora e auditora do projeto.

 

Dedicação reconhecida

O projeto “Equoterapia direcionada a pessoas com necessidades especiais” acaba de receber o 10° Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR), uma das premiações mais importantes do Brasil, organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) com participação especial da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). O prefeito Hermes Pimentel esteve em Curitiba na semana passada, onde recebeu a honraria ao lado do secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Pimentel falou sobre a importância do prêmio, entregue na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, destacando que é uma honra saber que Umuarama está entre as principais cidades brasileiras a investir na transformação da vida das pessoas. “Mas o mais importante é registrar meu agradecimento a todos os profissionais que dedicam suas vidas a fazer a vida de nossos cidadãos um pouco melhor. Esse projeto é motivo de orgulho para todos nós”, comentou o prefeito.