SAÚDE

Sistema de gestão de fluxo do PA 24h serve de modelo para UPA de Campo Mourão

Data de publicação: 29/11/2024

servidores da saúde de campo mourão em visita ao PA24h de Umuarama, no setor de terapia intensiva

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O Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia recebeu nesta semana a visita de alguns gestores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos Mourão, para troca de experiências positivas e de informações sobre o funcionamento do IDS Saúde, um sistema de gerenciamento usado em secretarias de Saúde, UPAs, laboratórios, farmácias públicas e consórcios de saúde para organizar, agilizar e detalhar o atendimento aos usuários e à própria equipe funcional.

O sistema, que possibilita processos mais otimizados, com informações integradas e transferidas automaticamente aos programas oficiais do Ministério da Saúde, além de outras vantagens dentro na prestação dos serviços de saúde, está sendo implantado em Campo Mourão e a equipe veio conhecer o seu funcionamento na prática, para obter maior eficiência.

“Temos o sistema implantado aqui em Umuarama, na nossa unidade, e utilizamos 100% dos recursos que ele oferece. Por isso, eles pediram essa visita técnica para utilizar nossos procedimentos como modelo lá em Campo Mourão. O pessoal vai utilizar a nossa experiência e conhecimentos sobre o IDS como base para aperfeiçoar a sua utilização”, explicou a coordenadora do PA 24h de Umuarama, enfermeira Cintia Braga.

A equipe local compartilhou os protocolos de atendimentos, métodos de divisão de escalas e organização de fluxo para que os gestores de Campo Mourão possam implantá-los na rotina deles da UPA daquela cidade.

“Essa troca de experiência foi muito produtiva para ambos os lados, pois nossa intenção é tornar o Pronto Atendimento cada vez mais um ponto de referência para outros municípios, com foco na qualidade de atendimento, agilidade e resolutividade”, acrescentou o secretário municipal de Saúde, Edson Souza, que também acompanhou a visita.

O secretário lembrou que a utilização do IDS diminuiu bastante o tempo de espera dos pacientes, tanto no setor de triagem quanto na consulta médica. “As equipes passaram o dia todo tendo essa experiência e trocaram informações importantes para o crescimento de ambas as unidades”, completou.

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