SEGURANÇA

Guarda Municipal atendeu 112 ocorrências em setembro

Data de publicação: 07/10/2025

viatura da guarda municipal durante blitz em rua da cidade

Com a missão de contribuir para a segurança da população umuaramense e proteger o patrimônio público com policiamento administrativo ostensivo, a Guarda Municipal de Umuarama atendeu 112 ocorrências e cumpriu 51 ordens de serviço em setembro deste ano. Os números foram divulgados nesta terça-feira, 7, em relatório com as principais atividades realizadas ao longo do mês passado.

As ocorrências mais recorrentes foram atendimento a denúncias relacionadas a andarilhos, usuários de entorpecentes, embriaguez e mendicância (16 chamados); socorro de vítimas ao Pronto Atendimento, hospitais e postos de saúde (14); denúncia de estacionamento irregular de veículos e outras no trânsito (12); e abordagem de suspeitos para averiguação (10).

Também houve chamados para auxílio ao trânsito (controle do tráfego de veículos/interdição de via), ocorrência na rodoviária velha, denúncias de pessoas em atitude suspeita – próximo a residências e comércio, apoio em acidente de trânsito com vítima, blitz de trânsito, cumprimento de ofícios para encaminhamento de pacientes psiquiátricos e surto, encaminhamento a abrigos e assistência social, casos de ameaça, apoio ao Corpo de Bombeiros e Samu.

Foram registrados ainda furtos e roubos, perturbação do sossego público e vias de fato (brigas), acidente sem vítima, apreensão de veículo (débito), direção perigosa, quedas de fio de energia e galhos de árvores, galho de árvore/queda de árvore, violência contra a mulher e auxílio a pessoa desaparecida/desorientada.

Já a Patrulha Escolar da Guarda Municipal atendeu quatro ocorrências em estabelecimentos de ensino e realizou 179 atividades preventivas de 1º a 30 de setembro, dentre as quais, visitas (75), observação em entradas e saídas escolares (38) e intervalos, patrulhamento externo (28), orientação a pais, alunos, professores e diretores, acompanhamento de outras atividades escolares e ações do Projeto Bate Papo (14) em diversos estabelecimentos de ensino.

Compartilhar: