Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Cruzamento da Goiânia com Castelo Branco ganha sinalização semafórica

Compartilhar:
28 de set de 2022 Umutrans
Imagem Cruzamento da Goiânia com Castelo Branco ganha sinalização semafórica
Cruzamento da Goiânia com Castelo Branco ganha sinalização semafórica

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) implantou sinalização semafórica em mais um cruzamento de grande movimento da cidade – a avenida Goiânia com Presidente Castelo Branco, na Zona VI. A instalação do semáforo – acionado em amarelo intermitente desde terça-feira, 27 – é resultado de um trabalho de engenharia realizado pela Diretoria de Trânsito (Umutrans), considerando a contagem de veículos, o número de acidentes e a passagem de pedestres no local.

A diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer, explica que para definir pela instalação do dispositivo a Umutrans se baseia em dados estatísticos. “O semáforo objetiva orientar e regular o tráfego, embora seja visto como solução para acidentes. É uma ferramenta de apoio que, para ser realmente efetiva, é necessário que seja respeitada pelos motoristas”, afirmou.

Apesar dos pedidos da comunidade e de lideranças, a instalação depende do local apresentar determinado volume de veículos, entre outros fatores. “Tráfego mais acentuado às vezes aumenta o número de acidentes e a partir daí, por questão de segurança, o dispositivo passa a ser uma opção”, acrescentou a diretora.

A Umutrans monitora aquele cruzamento há mais de dois anos, desde que foi aberto o prolongamento da avenida Presidente Castelo Branco, a partir da Goiânia. Com a expansão habitacional da região, e sendo a principal ligação de vários bairros, condomínios e empresas com a Praça Sete de Setembro e o centro da cidade, o movimento de veículos não para de crescer no local. Como consequência aumenta também o volume de acidentes, alguns com feridos.

Antes do semáforo a Umutrans adotou algumas medidas nas imediações do cruzamento – instalou um ‘anjinho’ para conscientizar os motoristas sobre a velocidade, nas proximidades de um estabelecimento de ensino, reforçou a sinalização com placas e faixas pintadas no asfalto e a fiscalização.

O aumento dos acidentes levou a comunidade a solicitar medidas, por meio de seus representantes – como indicação do vereador Newton Soares na Câmara, ofício à Prefeitura e também pedidos do vereador Clebão dos Pneus, antigo morador da região. A expectativa da autoridade de trânsito, agora, é que a população se familiarize com o dispositivo e repeite a sinalização semafórica, principalmente os condutores de veículos.

“Quando os dados apontaram a necessidade do semáforo a Umutrans decidiu pela instalação, que aconteceu neste momento, também, devido à disponibilidade das peças e equipamentos”, completou Dianês Piffer. Com o reaproveitamento de porta-focos e do controlador, a aquisição de hastes e braços novos e a instalação do equipamento, o custo do semáforo ficou em cerca de R$ 90 mil.

Visualizar imagens Flickr