Secretário: Marcelo Adriano Lopes da Silva

E-mail: indcom@umuarama.pr.gov.br

Telefone: (44) 3621-4141

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo é o setor responsável, na administração municipal, por ações e estratégias de fomento ao desenvolvimento da economia, nas áreas industrial, comercial, agropecuária e de serviços, além do turismo.

  • Endereço: Av. Rio Branco, 3717, Centro Cívico – CEP 87501-130

  • Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30

  • Telefone: (44) 3621-4141

  • E-mail: indcom@umuarama.pr.gov.br

A Agência do Trabalhador tem como objetivo auxiliar o trabalhador com intermediação de mão de obra, Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho, cursos e treinamentos.

Endereço: Av. Rio Branco, 4211, Zona I – CEP 87501-130

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

Telefone: (44) 3621-1100

E-mail: agumuarama@trabalho.pr.gov.br

Para a primeira via

É necessário levar à agência o CPF, RG, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento (no caso de divorciados, certidão de casamento averbada). A carteira de reservista pode substituir o RG.

Para a segunda via (continuação)

Apresentar CPF, RG, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento (no caso de divorciados, certidão de casamento averbada), Boletim de Ocorrência e Carteira de Trabalho.

Furto ou extravio

É necessário levar à agência o CPF, RG, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento (no caso de divorciados, certidão de casamento averbada), boletim da ocorrência (pode ser feito no site www.delegaciaeletronica.pr.gov.br) e o extrato do PIS (retirado na Caixa Econômica Federal), onde aparece o número e a série da Carteira de Trabalho.

Mais

Quer saber quais são as modalidades e regras e receber informações da Carteira de Trabalho?

Acesse: http://www.trabalho.gov.br/carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-ctps

Como cadastrar vagas

Um representante da empresa pode ir diretamente à agência, no setor de Captação de Vagas.

A solicitação pode ser feita por e-mail (agumuarama@seju.det.pr.gov.br) ou pelo fone (44) 3621-1100.

O cadastramento pode ser feito ainda pelo site https://empregabrasil.mte.gov.br/, na opção “Empresa: Disponibilizar vagas de emprego”.

Reginaldo Barros

Gerente da Agência do Trabalhador

E-mail: agumuarama@trabalho.pr.gov.br

 

Equipe

Adriana Bernardeth Lavagnini

Atendente Carteira de Trabalho

 

Edson Melo

Atendente Carteira de Trabalho

 

Elisângela Rocha da Silva

Atendente IMO e Seguro-Desemprego

 

Fernanda de Lima Santos Braga

Serviços gerais

 

Josilene de Oliveira Lima Castro

Atendimento empregador, Atendente IMO, Seguro-Desemprego

 

Luciane Crisley Fernandes da Silva

Atendimento empregador, Atendente IMO, Seguro-Desemprego

 

Maria Aparecida Fornelli

Recepção/agendamento presencial e web

 

Marina Alves da Silva

 Atendente IMO, Seguro-Desemprego, Recurso Seguro-Desemprego

 

Sueli Lima de Oliveira

Atendente IMO, Seguro-Desemprego, Recurso Seguro-Desemprego

 

Vera Lúcia dos Santos Oliveira

Atendente IMO, Seguro-Desemprego

Como dar entrada

Levar até a agência a documentação fornecida pela empresa, a Carteira de Trabalho, o holerite e documentos pessoais (RG e CPF).

Retomada de parcelas

Documentação fornecida pela empresa, Carteira de Trabalho, holerite documentos pessoais (RG e CPF).

Liberação por sentença judicial

É necessário apresentar a Ata Judicial, Carteira de Trabalho e documentos pessoais (RG e CPF).

Restituição de parcelas

Documentos do Seguro-desemprego, Carteira de Trabalho e documentos pessoais (RG e CPF).

Habilitação Empregador Web

Procuração da empresa e cópias dos documentos da empresa autenticados em cartório.

Bolsa Qualificação

Processo da Bolsa Qualificação, Carteira de Trabalho e documentos pessoais (RG e CPF).

Mais

Quer saber quais são as modalidades e regras e receber informações do Seguro-desemprego?

Acesse: http://www.trabalho.gov.br/seguro-desemprego

Como se cadastrar

Ir diretamente à agência, levando Carteira de Trabalho, comprovante de endereço e documentos pessoais

Com ver as vagas

Realizar consulta pessoalmente, na agência; ou instalar o aplicativo “Sine Fácil” e realizar consultas on-line.

Sine Fácil - Como instalar

O aplicativo é gratuito. Basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e pesquisar “Sine Fácil”, realizar o download e a instalação seguindo os passos indicados. Após iniciar o app é só utilizar o QR Code (o código de acesso deve ser retirado na agência) e seguir as instruções.

Ou acesse o site para fazer seu agendamento de atendimento via web em: http://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Trabalho-0

Lá você poderá fazer:

1) Agendamento Seguro Desemprego

2) Agendamento Procura de Emprego

3) Agendamento Carteira de Trabalho

Missão: Promover o surgimento e fortalecimento do empreendedorismo local

Usando a simplificação, desburocratização, parcerias e bom atendimento, a Casa do Empreendedor passa a ser uma ferramenta de grande apoio ao Empreendedor de Umuarama.Com a visão de ser referência como agente de transformação econômica e valores como cooperação, compromisso, assertividade, transparência e ética, reúne na equipe colaboradores de todas as secretarias municipais envolvidas nos processos de licenciamentos para constituição de empresas, promovendo a simplificação e desburocratização dos processos, além de ofertar recursos que podem fortalecer empresas e seus negócios.

Parceiros
Órgãos e entidades envolvidas em programas e processos de melhoria do ambiente de negócios, atração de investimentos e fortalecimento do ambiente de negócios do município ofertam produtos e serviços ao empreendedor. Sebrae, Aciu, Fomento Paraná, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Noroeste Garantias, Unipar (Universidade Paranaense) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Como contactar

E-mail: casadoempreendedor@umuarama.pr.gov.br

Telefone: (44) 3624 8065, 3055-4023 e 98457-1349

Inclusão econômica e empresarial

Em certas áreas do município, como bairros e distritos, a atividade econômica não consegue incluir uma parcela da população. Através de parcerias com cooperativas, Sebrae e Prefeitura, são ofertadas capacitações e formalização de negócios, incluindo a colocação comercial de produtos.

Feira do Empreendedor de Umuarama

Evento de inclusão de pequenos empreendedores e empresários, através de feira de produtos e tecnologia, programas desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior, palestras de especialistas e empresários sobre economia, empreendedorismo e tendências de futuro.

Qualificação empresarial

Capacitação em gestão, plano de negócios, finanças, marketing, custos e vendas, manipulação de alimentos.

Rodada de negócios

Encontro de empresas de diversos segmentos para promoção de novos negócios e oportunidades, grandes e pequenos empreendedores formando parcerias.

  • Abertura de empresas MEI (Microempreendedor individual): o seu negócio começa aqui
  • Alvará Pessoa Física
  • Renovação de Licenças
  • Consulta Prévia de Localização – Viabilidade de Localização
  • Acesso a Crédito - Crédito Fomento Paraná, microcrédito e crédito
  • BRDE – crédito acima de R$ 300 mil para qualquer porte de empresa
  • Garantia de crédito – Noroeste Garantias
  • Acompanhamento de custos produzidos pela empresa mensalmente – projeto Lacus, parceria Unipar
  • Emissão de notas fiscais, negociações de dívidas (Receita), cadastros e orientações: NAF (Núcleo de Apoio Fiscal), Receita Estadual e Unipar
  • IAT – Instituto Água e Terra: orientações, cadastro, emissão de Dispensa de Licença Ambiental
  • Produção de Tabela Nutricional para produtos alimentícios – parceria UEM
  • Informações e Orientações da Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Alvará, Viabilidade, Microempreendedor Individual
  • Acesse todos os serviços aqui

  1. Orientações para abertura de empresa MEI (Micro Empreendedor Individual) – Clique aqui

  2. Documentos necessários para informar e documentos digitalizados para anexar – Lista aqui

  3. Portal para abertura do MEI - Clique aqui

  4. Corpo de Bombeiros - Solicitação de vistoria - Clique aqui

  5. Corpo de Bombeiros - Acompanhamento - Clique aqui

  6. Cursos Gratuitos do Sebrae - Clique aqui

  7. Microcrédito Fomento Paraná - Clique aqui

  8. Noroeste Garantias de Crédito - Clique aqui

Serviços para empresas - clique aqui

Programa Municipal de Atração de Investimentos (Prodeu)

  • Acesse aqui a Lei Municipal 4.208/2017
  • Acesse aqui o o Decreto Municipal 139/2018
  • Baixe aqui o modelo de protocolo para manifestação de interesse em área para implantação de empresas

Divisão responsável pela gestão pública do Turismo no município de Umuarama; pela organização do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); manutenção das informações de Umuarama no Mapa Brasileiro do Turismo; organização, realização e acompanhamento de assembleias, reuniões, da Conferência Municipal de Turismo, palestras, workshops, cursos, capacitações; calendário de eventos do município; concurso gastronômico; gestão do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR).

Responde também pelo levantamento de informações dos equipamentos públicos para a produção de material gráfico institucional; participação em eventos local, regional e estadual com o objetivo de divulgar o município; redação e acompanhamento de projetos para serem subsidiados e apoiados pelo município através de recursos próprios, Emenda Parlamentar, Instância de Governança Regional Rede de Turismo Regional (RETUR); Paraná Turismo (governo estadual) e Ministério do Turismo do governo federal.

Endereço: Av. Rio Branco, 3717, Centro Cívico – CEP 87501-130, Umuarama

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Telefone: (44) 3621-4141

E-mail: turismo@umuarama.pr.gov.br

 

Saiba o que fazer, onde comer e onde ficar em Umuarama - clique aqui

 

E-mail: turismo@umuarama.pr.gov.br

O COMTUR é responsável pelas decisões das políticas públicas do turismo municipal, realizadas de forma coletiva pelos titulares e suplentes das instituições participantes, conforme Lei Municipal Nº 4.193/2017.

 

Diretoria

Presidente: Viviany Franciny Braga Roder Goiano

Vice-presidente: Rafael Leandro Carnaval Pereira

Secretário: Willian Molinari