Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana

Valdecir Gonçalves Capelli
Telefone: (44) 3906-1018
E-mail: defesasocial@umuarama.pr.gov.br
Endereço: Av. Padre José Germano Neto Jr., 3502, Zona Sete - Umuarama (PR) CEP 87503-650
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30

É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais - ou provocados - e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Endereço: Av. Padre José Germano Neto Jr. 3502, zona 7, ao lado da Guarda Municipal.

E-mail: defesacivil@umuarama.pr.gov.br

Telefones: (44) 3906-1111, ramal 204, ou 98457-1042

Dirija-se até a Av. Padre José Germano Neto Jr., nº 3502, zona 7 (ao lado da Guarda Municipal) ou entre em contato pelos telefones (44) 3906-1111, ramal 204, ou 98457-1042, ou ainda pelo e-mail: defesacivil@umuarama.pr.gov.br

Ou protocole pedido no setor de Protocolo da Prefeitura de Umuarama.

Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 ou a qualquer dia ou horário (24h/dia) em casos de emergência.

Diretor: Inspetor Valdiney Roberto Rissato

Endereço: Av. Padre José Germano Neto Jr., 3502 – CEP: 87.503-650

Atendimento

- Administrativo: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h,

- Ocorrências: Todos os dias, das 6h à 1h.

Contato

Telefones: 153 ou (44) 3906-1111

E-mail: gmu@umuarama.pr.gov.br

 

A Guarda Municipal é uma instituição criada pelo município para colaborar na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia delegado pelo município através de leis complementares (lei 165/06). Incumbe à Guarda Municipal a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.

A Guarda Municipal de Umuarama atende cerca de 5.000 mil ocorrências por ano.

O funcionamento das guardas municipais será acompanhado por órgãos próprios, permanentes, autônomos e com atribuições de fiscalização, investigação e auditoria, mediante:

- Controle interno, exercido por corregedoria: naquelas com efetivo superior a 50 (cinquenta) servidores da guarda e em todas as que utilizam arma de fogo, para apurar as infrações disciplinares atribuídas aos integrantes de seu quadro;

- Controle externo, exercido por Ouvidoria: independente em relação à direção da respectiva guarda, qualquer que seja o número de servidores da guarda municipal, para receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias acerca da conduta de seus dirigentes e integrantes e das atividades do órgão, propor soluções, oferecer recomendações e informar os resultados aos interessados, garantindo-lhes orientação, informação e resposta. Em Umuarama, este serviço é realizado pelo telefone 156.

Ao ter o seu veículo furtado ou roubado

Ligue para o telefone 190 ou 153 e passe ao atendente todas as informações possíveis, tais como: características dos infratores, armas usadas (se houver), rumo tomado e características do seu veículo. Logo após, registre imediatamente a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil mais próxima.

Ao se deparar com sua casa arrombada

Não entre na casa. Ligue para o 190 ou 153 e aguarde a chegada de uma viatura no local. Após estas providências, faça o registro da ocorrência na delegacia mais próxima.

Ao presenciar um assalto

Mantenha-se afastado do local e evite interferir para não colocar em risco sua integridade física. Ligue para o telefone 190 ou 153 e repasse as informações possíveis.

Ao ser assaltado

Não reaja em hipótese alguma. Memorize as principais características dos assaltantes e ligue para o fone 190 ou 153, transmitindo as características dos assaltantes e direção que tomaram.

Após estas providências, faça o registro na Delegacia de Polícia Civil.

Ao se deparar com pessoas feridas

Procure manter-se “calmo” e acalmar o acidentado se ele estiver consciente. Ligue para o fone 193 (Bombeiros Militares) ou 192 (SAMU). Não mexa no ferido e evite que ele se debata, pois esta atitude pode agravar os ferimentos.

Pessoas suspeitas no bairro

Procure mentalizar as características da pessoa estranha. Ligue para o 190 ou 153 e repasse todas as informações possíveis. São importantes detalhes como altura, cor da pele, cabelo, idade aproximada e roupas.

O Centro de Controle de Operações e Vídeomonitoramento (CCO) da Guarda Municipal de Umuarama possui onze câmeras que funcionam 24 horas, todos os dias da semana, e são monitoras durante todo o tempo. Quando verificado qualquer tipo de ocorrência é feito, viaturas são enviadas de imediato através do sistema de rádio comunicação da CCO. Entre outros tipos de ocorrências, o sistema ajuda na prevenção ao uso e tráfico de drogas na área central do comércio e área dos bancos. Sempre que verificado algum suspeito, uma equipe da Guarda Municipal vai ao local e realiza abordagem e identificação, busca pessoal e dos pertences e consulta dados junto ao sistema Infoseg, em busca de pendências judiciais que possam justificar uma prisão. As imagens gravadas também auxiliam a Polícia Militar e Civil na elucidação de crimes. Desde a implantação das câmeras de monitoramento, os índices de roubos, furtos, aplicação do "golpe do bilhete" e outros crimes diminuíram drasticamente nos locais monitorados.

O monitoramento por câmeras de segurança é a melhor ferramenta para auxiliar na segurança pública, possibilitando a multiplicação das forças policiais, uma vez que diversos pontos da cidade estarão sendo monitorados simultaneamente. Ele pode ser utilizado de forma preventiva, evitando o aumento da criminalidade, como também como medida corretiva, com redução dos índices criminais e acompanhamento de ocorrências.

Locais com câmeras de videomonitoramento em Umuarama

Câmera

Local

Localização

Cam 01

Rodoviária

Localizada ao lado do terminal rodoviário, próximo ao ponto de taxi do terminal urbano

Cam 02

Praça Santos Dumont

Localizada no interior (centro) da referida praça

Cam 03

Saída para Xambrê

Localizada no interior (centro) da rotatória Praça X saída para Xambrê

Cam 04

Centro Cívico

Localizada na Praça HênioRomagnoli x Av. Rio Branco

Cam 05

Av. Paraná

Localizada no canteiro central da Av. Paraná x Av. Apucarana

Cam 06

Lago Aratimbó

Localizada na Av. Paraná próximo ao módulo policial do Lago Aratimbó

Cam 07

Praça Miguel Rossafa

Localizada no interior da Praça x Av. Paraná em frente edifício Burle Marx

Cam 08

Unipar Sede

Localizada no Canteiro central da Av. Maringá x Av. Rolândia.

Cam 09

Bancos

Localizada na Av. Brasil x R. Gov. Ney Braga em frente ao Banco do Brasil

Cam 10

Av. Tiradentes

Localizada na Av. Tiradentes, próximo ao viaduto, no canteiro central em frente a Fipal

Cam 11

Rodoviária

Rua Perobal

Diretor de Trânsito: 

Endereço: Av. Padre José Germano Neto Jr., 3502 – CEP 87503-650

Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

Contato

Telefone: (44) 3906-1018

E-mail: umutrans@umuarama.pr.gov.br

 

A Umutrans – Diretoria de Trânsito – é o órgão executivo de trânsito do município de Umuarama. É estruturada com três divisões:

  1. Divisão de Engenharia de Trânsito

  2. Divisão de Transportes

  3. Divisão de Estacionamento Rotativo

A Umutrans possui a Escola Municipal de Trânsito, que funciona junto à sede da Diretoira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais são atendidos durante o ano, recebem orientações e aprendem a se comportar de forma segura no trânsito. Na última aula recebem orientações práticas na mini pista de trânsito.

Palestras

A Umutrans, em parceria com a Guarda Municipal, também ministra palestras em colégios, escolas, empresas, instituições, órgãos públicos e outras instituições sempre que solicitado, buscando sempre orientar a todos os cidadãos sobre a postura responsável que cada um deve assumir para tornar o trânsito mais seguro.

Campanhas educativas

  • Maio Amarelo – evento nacional

  • Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro)

  • Trânsito Amigo – Campanha instituída em dezembro de 2018, realizada na primeira quinzena de dezembro no município; busca multiplicar entre condutores e pedestres a gentileza no trânsito.

Mortes no trânsito urbano

2017: 07 óbitos

2018: 05 óbitos

2019: 12 óbitos (parcial até outubro)